Mais saúde para Franco da Rocha: prefeitura inaugura UBS da Vila Eliza

Franco da Rocha ganhou mais um equipamento de saúde para atender à população. Nesta terça-feira (2), foi inaugurada a UBS (Unidade Básica de Saúde) Neusa Ramos Rossi, localizada na Vila Eliza.

Localizada na rua Ceará, número 57, a nova unidade conta com 13 funcionários e oferece atendimento nas áreas de clínica médica, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição. O espaço acomoda 2 consultórios, sala de procedimentos de enfermagem, sala de vacina, farmácia, 4 banheiros, copa para os servidores, sala da gerência e recepção. Veja fotos do evento.

Além da Vila Eliza, a UBS atenderá também aos bairros vizinhos, como Vila dos Comerciários, Chácara São Luiz, Jardim Luiza e Residencial Santo Antônio.

Cerimônia de inauguração

A solenidade contou com a presença do prefeito Kiko Celeguim, do vice-prefeito Dr. Nivaldo Santos, da secretária da Saúde Lorena Oliveira e dos vereadores Alex Caixa, Emerson Gêmeos, Junior do Sindicato, Alex do Posto, Eric Valini, George, Kinho e João Bandeira.

Respeitando os protocolos de combate à Covid-19, a cerimônia de inauguração recebeu poucas pessoas e todos os que estiveram presente fizeram utilização de máscaras e álcool gel.

No início do evento, a secretária da Saúde, Lorena Oliveira fez um agradecimento ao trabalho das equipes de saúde, que estão atuando na linha de frente neste momento de pandemia, aos vereadores e à comunidade do bairro.

Homenagem a quem lutou pela comunidade

Em sua fala, Lorena também reconheceu a trajetória de uma moradora ilustre da Vila Eliza, que durante muito tempo foi a voz dos moradores da região e hoje é homenageada dando nome à UBS do bairro. Neusa Ramos Rossi participou por mais de 13 anos da associação de moradores do bairro, levando ao poder público as principais demandas da comunidade.

Seu neto, Marcos Vinicius Rossi, esteve na cerimônia e se emocionou ao falar sobre a trajetória da avó. “Eu e minha família ficamos muito felizes por lembrarem dela. Dona Neusa era uma mulher de riso fácil, gostava de bater papo. Ela não está mais entre nós, mas deve estar muito feliz com esta homenagem”.

Marcos conta que as principais pautas defendidas por Dona Neusa eram para benefício de todos os moradores da Vila Eliza, como pavimentação das ruas, creche e uma UBS para melhorar a saúde dos vizinhos. “Ela viveu para ajudar ao próximo. E é por esse motivo que eu a amei até o último dia da sua vida”.

O prefeito Kiko Celeguim também lembrou da atuação de Dona Neusa na região e detalhou as necessidades do bairro que serão supridas com a inauguração de mais esse equipamento de saúde.

“Esta UBS garante muito mais qualidade de vida para os moradores da Vila Eliza, que terão as campanhas de vacinação mais próximas de casa, para as mulheres também significa fazer o pré-natal aqui mesmo no bairro; para os idosos fica mais fácil buscar atendimento médico. Isso só foi possível com investimentos nas políticas de acolhimento à nossa população”, destacou o prefeito.

Texto: Luana Nascimento – Foto: César Iury