Secretaria da Cultura abre inscrições para oficinas de reciclagem, arterapia, yoga, teatro e hip hop

Encontrar uma nova ocupação é uma forma de aprender e desenvolver aptidões individuais. Poder fazer isso dentro de casa, assegurando a saúde física e mental também ajuda a soltar a criatividade e a levam ao relaxamento.

Pensando nisso, a Secretaria da Cultura abriu inscrições para novas oficinas culturais, disponibilizadas por meio de videoaula. Os cursos são gratuitos e entre as opções, estão reciclagem, arterapia, yoga, teatro e hip hop.

Para fazer a inscrição, basta clicar neste link: oficinas.francodarocha.sp.gov.br/, preencher o fomulário com informações pessoais e escolher entre as atividades disponíveis.

Inicialmente, serão oferecidas 15 vagas, e a inscrição também será válida para quando retornarem as aulas presenciais – ainda sem data definida em razão da pandemia do Coronavírus.

Conheça as oficinas

Reciclart – As aulas proporcionam alternativa ao lixo seco produzido transformando-o em arte. O trabalho estimula o processo de exteriorização da arte despertando a criatividade que há em cada pessoa.

Arte Pulsante – A oficina mescla princípios da arteterapia, artes visuais, artes cênicas e música. Tais linguagens artísticas se fundem durante o processo a partir de atividades lúdicas e práticas que exploram o universo particular de cada indivíduo. Durante as aulas, são exercitados o lado intuitivo, emocional e racional, com foco no desenvolvimento cognitivo integral do ser.

MC Arte das Palavras – As aulas proporcionam ao aluno vivenciar um dos elementos do Hip Hop: o MC, Mestre de Cerimônia. O curso também incentiva a leitura e a composição de letras de músicas e poesias

Yoga Shakti – Método de acolhimento do ser, baseado na cultura indiana e na tradição yogue, que cultua a forma feminina chamada shakit, que é a força que cria, sustenta e transforma a vida, composta por teoria e praticas respiratórias e mentais.

Teatro e Memória – As aulas buscam trabalhar a possibilidade do resgate da identidade cultural a partir das memórias e experiencias individuais dos alunos, tendo como base uma introdução aos jogos dramáticos e de improviso. A oficina busca ainda utilizar as diversas formas de expressões artísticas para acessar memórias e assim construir de forma coletiva um processo criativo cênico que revele um repertório cultural.

Teatro Adulto + 50 – Direcionada para o publico com idade a partir dos 50 anos, a oficina proporciona a interação com outras pessoas, melhora a autoestima, estimula a memória, desenvolve as emoções, a disciplina e a criatividade

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior