Franco da Rocha inicia Pesquisa de Soroprevalência para medir os impactos da Covid-19 no município

Entre os dias 20 de junho e 4 de julho, Franco da Rocha promoverá a Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19. Trata-se de uma investigação científica sobre a transmissão do Coronavírus na região. A ação acontece em conjunto com os municípios que integram o Consórcio CIMBAJU (Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã), e a UNISANTOS (Universidade Católica de Santos).

O objetivo da pesquisa é determinar a situação epidemiológica da Covid-19 na região. O método utilizado para a realização da pesquisa foi determinado pela UNISANTOS, por meio de sorteio, que levou em consideração dados como logradouro, faixa etária e sexo. A estimativa é que sejam testadas 700 pessoas em toda a região.

As visitas às residências serão feitas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que vai realizar o teste rápido, coletar informações sociodemográficas, de histórico de saúde e de rotina familiar.

É importante ressaltar que os profissionais estarão devidamente uniformizados e identificados com o crachá da Prefeitura de Franco da Rocha.

Com o resultado da Pesquisa de Soroprevalência, será possível mensurar a letalidade da Covid-19, identificar a quantidade de pessoas que tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, além de estimar o número de pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas de Covid-19.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior