Programação Cultural QuarAntenada apresenta videoaulas e podcasts para o público se divertir durante a quarentena

A Secretaria Municipal da Cultura está lançando a Programação Cultural QuarAntenada, uma lista especial recheada de vídeos e podcasts para divertir esse período de quarentena da população.

Com início neste sábado (20), a programação inclui vídeos com adaptação de clássicos do teatro infantil, podcasts sobre assuntos variados, como iniciação musical, música clássica, música caipira e aquecimento vocal.

Os podcasts apresentam ainda entrevistas com músicos da cidade, análises históricas e sociais sobre a capoeira e a introdução dos ouvintes ao rico universo dos instrumentos musicais.

Para acompanhar, acesse o canal da prefeitura de Franco da Rocha no Youtube pelo link: www.youtube.com/prefdefranco.

Confira a programação completa:

– Dia 20 (sábado), às 17h: Livre adaptação do “Conto a Cigarra e a Formiga”
O vídeo conta a clássica fábula de uma cigarra que canta durante o verão, enquanto as formigas trabalharam para acumular provisões em seu formigueiro. No inverno, a trajetória das duas se encontra em uma situação que ensinará lições para toda a vida.

– Dia 21 (domingo), às 19h: A mulher na roda de capoeira
O podcast apresenta uma análise sobre a presença das mulheres nas rodas de capoeira. O estudo passa pelas cantigas, ladainhas e corridos.

– Dia 22 (segunda-feira), às 19h: Brincando de ouvir – A família do doutor tuba
O podcast dedicado às crianças proporciona uma viagem musical histórica sobre instrumentos de sopro. Possui atividades interativas de estimulo a escuta e elementos interativos músicais. Nesse programa a divertida história do Doutor Tuba e sua família.

– Dia 23 (terça-feira), às 20h: Som no prato – É chorinho com amendoim
O podcast é composto por rodas de conversa, entrevista e um perfil biográfico. O tema do episódio é o choro, gênero musical difundido por rodas em todo o Brasil. A entrevista é com Caio Cury, multi-instrumentista morador de Franco da Rocha.

– Dia 24 (quarta-feira), às 20h: Dicas de aquecimento vocal e sua importância
No vídeo, a cantora e compositora Jéssica Lorenzo traz algumas considerações sobre a importância do aquecimento vocal para cantores e também demonstra técnicas básicas para preparar a voz para uma performance vocal.

– Dia 25 (quinta-feira), às 19h: Capoeira para crianças
O podcast traz a musicalidade da capoeira para crianças, mostrando que a modalidade expande seus sentidos, colabora com sua socialização, e é ela o atrativo principal para mantê-las nesse esporte tão rico em história.

– Dia 26 (sexta-feira), às 20h: Iniciação ao bandolim brasileiro
No vídeo, o músico bandolinista Caio Cury aborda a importância do bandolim, um instrumento de origem europeia, na música brasileira, em especial no choro, mencionando algumas de suas maiores personalidades, bem como orienta possíveis futuros bandolinistas com uma breve iniciação da técnica do instrumento.

– Dia 27 (sábado), às 19h: Brincando de ouvir – O professor Corneta e a história do trompete
O podcast ‘Brincando de ouvir’ é um projeto dedicado as crianças, uma viagem musical histórica sobre instrumentos de de sopro. Possui atividades interativas de estímulo a escuta e elementos interativos musicais. Nesse programa uma divertida viagem histórica sobre a trajetória do trompete.

– Dia 28 (domingo), às 17h: Livre adaptação de “O vento e o sol”
O vídeo apresenta o conto infantil no qual o vento e o sol entraram em uma disputa para saber qual dos dois era o mais forte. Assista ao vídeo e veja a moral da historia.

– Dia 29 (segunda-feira), às 20h: Som no prato – Música de concerto por quilo
No segundo episódio do podcast a chamada “música clássica” ou “música erudita” é posta sobre a mesa. São debatidas questões históricas e sociais dessa música. A entrevista do dia é com Gretchen Miller, maestrina que propõe formas de aproximação do público em geral para com esse gênero musical.

– Dia 30 (terça-feira), às 19h: Brincando de ouvir – A história do trombone
Brincando de ouvir é um projeto dedicado às crianças, uma viagem musical histórica sobre instrumentos de de sopro, possui atividades interativas de estimulo a escuta e elementos interativos musicais. Nesse programa uma divertida viagem histórica sobre a trajetória do trombone.

– Dia 1º (quarta-feira), às 19h: Brincando de ouvir – “Professor corneta apresenta e a dona trompa”
O brincando de ouvir é um projeto dedicado às crianças, uma viagem musical histórica sobre instrumentos de de sopro, possui atividades interativas de estimulo a escuta e elementos interativos musicais. Nesse programa uma divertida viagem histórica sobre a trajetória da trompa.

– Dia 22 (quinta-feira), às 19h: Som no prato – Música caipira, pizza e guaraná
No terceiro encontro do “Som no Prato”, a pauta é música caipira. São debatidas questões históricas e de desenvolvimento dessa música, como por exemplo a relação que ela tem com a “música sertaneja”. A entrevista do dia é com Andre Moraes, violeiro e coordenador da orquestra de violas de Franco da Rocha.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior