Obras de reforma e ampliação nas Emebs Graciliano Ramos e Cevero de Oliveira Moraes avançam e unidades já têm mais de 60% de conclusão

O plano de melhoria das escolas municipais, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, segue dando resultados. Iniciadas em agosto do ano passado, as obras de reforma e ampliação das Emebs Graciliano Ramos e Cevero de Oliveira Moraes já estão com mais de 60% do total concluídas.

O projeto de reforma das unidades começou a ser desenhado em 2017, durante as reuniões do PPA Kids (Plano Plurianual Participativo), encontro realizado com alunos e funcionários das escolas municipais para estabelecer metas, a curto e médio prazo para o município.

Nos encontros, as crianças compartilharam com o prefeito Kiko Celeguim ideias de como seria a escola dos sonhos e apresentaram sugestões de melhorias para os bairros onde moram.

Emeb Graciliano Ramos

Localizado no Jardim Bandeirantes, a escola está com 60% da obra finalizada. Na unidade, já foi construída parte da área de ampliação do prédio e, atualmente, estão sendo implantadas novas portas e janelas. Ainda serão colocados novos pisos e o local receberá pintura interna e externa.

Um dos maiores pedidos dos alunos e dos funcionários durante o PPA Kids foi o asfalto da rua Job Corrêa, onde fica a escola, e a construção de uma quadra esportiva coberta. Aos poucos, essas demandas estão sendo atendidas, como a pavimentação da via, feita em 2018, e a quadra para a prática de educação física, que já foi construída e está em fase de pintura e finalização.

Será feita ainda a demolição da laje e construção das novas salas. A Emeb terá um total de de 478 metros quadrados, com cinco salas de aula, sala multiuso, espaço administrativo, biblioteca, espaço de lazer e sala de atendimento especializado. Antes, a escola tinha apenas duas salas de aula e atendia 120 alunos. Após a reforma, a expectativa é que a unidade receba aproximadamente 250 crianças.

A finalização da obra está prevista para ocorrer entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2021, devido ao processo de sustentação estrutural do antigo prédio, que adiou o início da reforma.

Emeb Cevero de Oliveira Moraes

A obra de reforma e ampliação da unidade, que fica no Parque Santa Delfa, está em fase de conclusão, com 80% dos trabalhos finalizados. Atualmente, estão sendo feitas pintura, troca de iluminação, instalação elétrica e implantação de pia de granito nos novos banheiros, totalizando 560 metros quadrados de construção.

A reforma contempla o acréscimo de um ambiente multiuso e mais três salas de aula. Além da ampliação do espaço da administração, construção de dois novos banheiros com acessibilidade e área de lazer para as crianças.

Os próximos passos da obra serão a aplicação de revestimentos internos, como azulejo para a cozinha, além da tubulação de esgoto e término da construção da rampa de acessibilidade, que fará ligação com o campo utilizado como espaço de lazer.

A Emeb Cevero atendia um total de 92 alunos e possuía apenas duas salas de aula. Após a reforma, a previsão é que a escola receba mais de 270 estudantes.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior