Franco da Rocha recebe 15 novos ônibus para compor a frota do transporte público municipal

Franco da Rocha recebeu 15 novos ônibus para compor a frota do transporte público municipal. A iniciativa visa substituir veículos mais antigos e melhorar a mobilidade dos cidadãos, proporcionando mais conforto e segurança aos passageiros.

De acordo com a Viação Caieiras, concessionária de transporte público da cidade, os novos carros representam 20% de renovação da frota.

A entrega dos veículos aconteceu na tarde desta segunda-feira (29), em frente ao Terminal Metropolitano Leste. Estiveram presentes o prefeito Kiko Celeguim, o vice-prefeito Dr. Nivaldo Santos, o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Renelis Pedroso, além dos vereadores Alex Caixa, Junior do Sindicato e representantes da Viação Caieiras.

Os veículos são da marca Mercedez-Benz zero quilômetro, modelo Caio Apache Vip com motor eletrônico Euro 5, que oferece maior desempenho e menor emissão de poluentes. Para o município, foram enviados 10 ônibus modelo OF 1724 (com três portas) e outros 5 modelo OF 1519 (com duas portas).

Mais modernos, os novos carros contam com elevador de acessibilidade, ar-condicionado e sistema de suspensão pneumática, que proporciona conforto para os passageiros e menores níveis de ruídos.

Ainda, segundo informações fornecidas pela Viação Caieiras, para preservar a saúde dos passageiros, os veículos não circularão com o sistema de ar-condicionado ligado neste período de pandemia da Covid-19. No entanto, os equipamentos contam com sistema de limpeza, purificação e troca de ar que garantem a segurança e bem-estar dos usuários do transporte coletivo.

Cada carro, possui quatro câmeras de monitoramento, sendo três para registrar toda movimentação interna e outra para proporcionar maior visibilidade externa na dianteira dos ônibus. Para o conforto dos motoristas, os carros novos oferecem também ajuste de altura do volante.

Além disso, os ônibus oferecem 2 lugares para pessoas obesas, alças de segurança e balaústres táteis amarelos, para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência visual e terminais de carregadores USB para alimentação de dispositivos móveis, como celulares e tablets. O itinerário é escrito na cor branca para melhorar a leitura dos destinos, especialmente à noite.

A previsão da Viação Caieiras é que os novos ônibus substituam veículos antigos das linhas 110 (Jardim Luciana), 120 (Parque Paulista), 130 (Vila Josefina), 140 (Paradinha), 180 (Jardim Alice), 210 (Parque Vitória), 220 (Parque Vitória), 230 (Pretória), 240 (Monte Verde), 250 (Lago Azul), 280 (Vila Elisa), 300 (Vila Belmiro) e 270 (Pouso Alegre).

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior