1º Seminário on-line de Esportes discutiu estratégias para incentivar a prática esportiva no ambiente escolar

O 1º Seminário on-line de Esportes reuniu mais de 200 inscritos, de dentro e fora do estado de São Paulo. A programação, voltada aos professores de Educação Física do Ensino Fundamental I e II discutiu o tema “Interfaces entre a Educação Física Escolar e o Desporto” e propôs estratégias para incentivar à prática de esportes no ambiente escolar.

Organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria da Educação, o evento ocorreu entre os dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho e foi transmitido pelo aplicativo Google Meet, para evitar aglomerações em razão da pandemia da Covid-19.

As palestras foram ministradas pelos professores das modalidades esportivas disponibilizadas pela prefeitura. Entre elas estavam profissionais de esportes como judô, taekwondo, jiu-jitsu, karatê, tênis, tênis de mesa, badminton, atletismo, yoga, pilates, xadrez, ginástica rítmica e estética, ginástica coletiva, ginástica artística, salvamento aquático, capoeira, vôlei, futsal, handebol, basquete e esportes adaptados.

De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Silmara Ciampone, o evento propiciou uma troca de informações entre profissionais do esporte e da educação, e resultará em um fortalecimento da rede de proteção à saúde das crianças do município. “A Secretaria da Educação tem uma capilaridade incrível nos bairros, o que pode ser uma porta de entrada para o esporte com viés educacional, social e de proteção às doenças hipocinéticas (derivadas de hábitos inapropriados, como o sedentarismo), já na primeira infância”, afirma Silmara.

A secretária defende ainda uma união entre as pastas da Educação e de Esportes e Lazer para para desenvolver ações efetivas por meio das quais os alunos possam se desenvolver de maneira saudável e com todos os benefícios que a atividade física pode proporcionar, incluindo competências socioemocionais e a formação pessoal para a cidadania.

Silmara destaca, ainda, o esforço dos professores para trabalharem o esporte como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos. “Isso ocorreu quando falamos de capoeira, por exemplo, e abordamos toda a história que essa modalidade carrega, abrangendo a riqueza da cultura negra e a luta para que ela fosse reconhecida e respeitada. Além disso, durante o seminário abordamos a questão do esporte voltado às pessoas com deficiência, trazendo um verniz muito profundo para o processo de inclusão das crianças com deficiência por meio do esporte”.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Esporte