Sede da GCM é ampliada e ganha nova sala de monitoramento, vestiários, canil e academia

A sede da Guarda Civil Municipal (GCM) está sendo ampliada para oferecer mais conforto e melhores condições de trabalho para o efetivo. O local ganhou uma nova sala de monitoramento, novos vestiários masculino e feminino, um canil para os animais treinados para auxiliar nas operações e está sendo construída uma academia para treinamento dos agentes.

Nesta quarta-feira, o comandante da guarda, Elias Domingos de Oliveira, recebeu o prefeito Kiko Celeguim, o vice-prefeito, Dr. Nivaldo Santos e o secretário de Governo, Luiz Fernando Rodrigues, para conhecerem as novas instalações. Veja fotos.

Inaugurada há três anos, a sede da guarda possuía uma antiga sala de monitoramento com apenas sete câmeras. Agora, com a ampliação, o município tem um total de 496 câmeras com kit de alarme instaladas em 99 locais. Além disso, há outras 15 câmeras fixas nas ruas, 3 pontos de OCR (câmeras com captura de placas), cada uma com 2 câmeras, além de mais 26 câmeras do tipo “speed dome”, com visão de 360 graus e aproximação de até um quilômetro.

A nova sala de monitoramento será dividida entre os agentes da GCM, para recebimento e despacho de ocorrências, um agente para fiscalizar ocorrências relacionadas ao trânsito e, em média, dois ou três vigias para monitorarem as ruas e avenidas da cidade.

Segundo o comandante da GCM, Elias Domingos, a conquista do novo monitoramento é um grande salto para a equipe. “Nós chamamos o conjunto de câmeras de muralha eletrônica. Com ele conseguimos cercar boa parte da cidade e podemos mapear rotas de fuga, fazer o cerco, caso haja algum crime, e capturar o indivíduo, resultando em eficiência e rapidez no atendimento das ocorrências. É a tecnologia a favor da segurança”, afirmou.

O canil terá espaço para até três cães e atualmente conta com dois moradores que fazem já parte da rotina dos agentes. Juca e Athena são cães da raça pastor-belga Malinois e auxiliam os guardas em tarefas do dia a dia, como rastreamento de criminosos, resgate de pessoas, patrulha e detecção de entorpecentes.

“Tanto o Juca quanto a Athena já estavam dando resultado para nós enquanto o canil estava em construção. Os cães encontram drogas em locais que, muitas vezes, só eles conseguem acessar. O faro e a força dos animais auxiliam muito o nosso trabalho nas ruas”, relata Elias. “Estamos preparando nossos cães para quando passar o período da pandemia, promovermos apresentações em escolas, para aproximar ainda mais o trabalho da GCM das crianças do município”.

Mais saúde e integração para os servidores

O comandante Elias afirma, ainda, que já está em fase final a construção da academia de treinamento na sede da guarda. No local, haverá aparelhos para exercícios físicos e aulas de defesa pessoal. “Nós já temos um agente faixa preta em jiu-jitsu que ministra treinamentos para outros guardas, e o espaço, localizado dentro da nossa sede, vai facilitar muito o nosso dia a dia, trazendo mais saúde, integração e bem-estar para a equipe”.

“Todas essas mudanças na sede impactam diretamente nos serviços que a GCM presta para a população. O servidor que tem um ambiente de trabalho saudável, e isso inclui o vestiário para deixar os seus pertences, a academia para treinar, acaba trabalhando mais motivado, o que aumenta a produtividade do efetivo”, encerra o comandante.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior