Prefeitura de Franco da Rocha finaliza obra da primeira brinquedoteca da região

A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Habitação em conjunto com a Secretaria da Educação finalizou as obras da primeira brinquedoteca da região. Localizado no Complexo Hospitalar do Juquery, o espaço será aberto ao público, proporcionando mais diversão e aprendizagem para crianças na faixa etária de 0 a 12 anos.

A construção, que trará inúmeros benefícios para a educação municipal, aguarda a chegada da mobília e decoração. Ao final deste processo, será inaugurado o Espaço Educativo Juquery, que além da brinquedoteca, abrigará uma nova creche, jardim e um área externa de lazer com brinquedos.

A escolha do Complexo Hospitalar para receber o novo equipamento educacional foi pensada para resgatar a memória do complexo, que no passado, contava com um parque infantil, onde os funcionários do hospital deixavam seus filhos enquanto trabalhavam.

A unidade conta com ambientes de leitura e brinquedos, além de um espaço chamado de ateliê, totalmente elaborado para que as crianças possam manifestar e manipular livremente diferentes materiais de criação, a fim de expressar os seus sentimentos e ideias, proporcionando maior interação entre as crianças para aperfeiçoarem a coordenação motora e o raciocínio lógico.

Segundo a Diretora de Gestão da Educação Básica, Silmaria Pimentel, ao lado do ateliê, haverá espaços fixos com brinquedos que remetem ao imaginário dos pequenos, permitindo que esses ambientes sejam amplamente explorados.

Os materiais que farão parte da decoração e mobília da brinquedoteca são: armários, estantes, caixas organizadoras, aparelhagem de som, instrumentos audiovisuais, bancadas de madeira, mesa e cadeira escolar. “Além disso, eles terão à disposição ferramentas de artes plásticas, brinquedos sonoros, audiovisuais, peças de encaixar, fantasias e brinquedos pedagógicos. Tudo relacionado à dramatização, dança, jogos e aprendizagem”, acrescenta Silmaria.

Seguindo o planejamento e o cronograma da Secretaria da Educação, a brinquedoteca também terá áreas itinerantes, ou seja, ambientes que não são permanentes, mas que serão planejados, organizados e montados com novas propostas, na intenção de abrir possibilidades para brincadeira e criação.

A brinquedoteca no desenvolvimento educacional infantil

O ambiente não promove só a distração, vai além de ser um “passatempo” ou um simples espaço com “livros e brinquedos”. O brincar está diretamente ligado à formação integral do ser humano, tendo como base o período de vida no qual está inserido, ou seja, torna-se uma complementação pedagógica.

O objetivo é que a brinquedoteca seja um local pensado, criado e estruturado para favorecer o direito de brincar e aprender, uma espécie de preparação para a vida adulta, visto que durante as brincadeiras lúdicas, as crianças podem refletir sobre a realidade e a cultura existente ao seu redor.

“A criançada livremente cria, brinca, desenvolve e exercita suas potencialidades, como a criatividade. É nesse local, que elas percebem as possibilidades de descobertas e a auto expressão. Além de ser um ambiente em que a criança se sente segura para brincar e soltar a imaginação, sendo também uma forma de inclusão social e acesso para todos”, destacou a Diretora de Gestão da Educação Básica.

É importante ressaltar que devido à pandemia da Covid-19, a brinquedoteca ainda não está em funcionamento e segue sem previsão de início das atividades.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Secretaria da Educação