Prefeitura de Franco da Rocha adere à campanha “Agosto Dourado”, dedicada ao aleitamento materno

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou o mês apoiando o “Agosto Dourado”. A campanha visa intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. As atividades ocorrem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município até o dia 31 de agosto.

Devido à pandemia da Covid-19, os atendimentos estão acontecendo de forma individual e não haverá rodas de conversa ou eventos que promovam reunião de pessoas, como as oficinas educativas que são promovidas pela prefeitura. Neste ano, as mães e familiares estão recebendo as orientações sobre a importância da amamentação durante as consultas de pré-natal, no pós-parto e na realização de exames.

Os atendimentos seguem todos os protocolos sanitários de prevenção ao Coronavírus, como o uso de máscara e higienização com álcool em gel.

Segundo a enfermeira responsável pela UBS do bairro Jardim Luciana, Gisele Fagundes, os agentes comunitários de saúde estão fazendo visitas domiciliares no período de dez dias do nascimento dos bebês, levando informações sobre os benefícios da amamentação, tanto para as mães quanto para as crianças.

A importância do aleitamento materno

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda a amamentação exclusiva por, no mínimo, seis meses de idade. O leite materno proporciona anticorpos aos recém-nascidos, protegendo-os contra doenças respiratórias e diarreia, além de possuir propriedades fundamentais para o crescimento da criança a longo prazo e, ao amamentar, a mãe se protege contra o câncer de mama, de útero e tem mais facilidade de recuperação após o parto.

O processo de amamentação também promove a formação do sistema estomatognático, essencial para a fala do bebês. Assim, o desenvolvimento da fala e da mandíbula começam na amamentação.

Para Kerollen Souza, mamãe de primeira viagem, que recebeu acompanhamento da equipe da UBS da Vila Bela, a campanha Agosto Dourado ajudou na compreensão sobre a importância do leite materno. “Meu bebê está com dois meses. Devido à pandemia, não estou participando das oficinas de orientação, mas passo uma vez por mês pela consulta de rotina, aproveito para sanar minhas dúvidas e recebo dicas para continuar nutrindo meu filho por meio do aleitamento”, destacou Kerollen.

Conheça a Campanha

Celebrar o Agosto Dourado é proteger as crianças e, consequentemente, reduzir os níveis de mortalidade infantil causados pela falta de assistência e instrução às gestantes. O movimento, que teve início em 1999, foi concretizado em 2017 após a escolha do mês de agosto como o mês do aleitamento materno. A cor dourada, usada na campanha, representa o ouro, que simboliza a riqueza do leite materno.

Texto: Heloísa Maia – Arte: Dalmir Junior