Parque Municipal Benedito Bueno de Morais passa por reforma e ampliação para melhorar estrutura

A Prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer, Infraestrutura e Cultura, segue trabalhando na reforma e ampliação do parque municipal Benedito Bueno de Morais. Desde o mês de setembro, espaços como o ginásio de esportes Paulo Rogério Seixas, o circo escola e o campo de futebol estão recebendo melhorias para ampliar as áreas de lazer e proporcionar mais conforto e segurança aos frequentadores.

Confira imagens da reforma

O ginásio passou por uma modernização estrutural e recebeu reparos nos vestiários, novos banheiros com acessibilidade, janelas com detalhes vazados no estilo veneziana industrial – que permitem maior entrada de luz natural e ventilação – e a abertura de novas saídas nas laterais do prédio, que aumentarão a segurança do público durante atividades e eventos. A quadra foi ampliada e ganhou nova pintura para potencializar os jogos.

Para melhorar os acessos, o estacionamento e entorno do ginásio foram reformados, com novas demarcações e vagas para PcD (pessoa com deficiência). A fachada ganhou iluminação especial, que possibilita a escolha de cores em apoio a campanhas de conscientização da sociedade, como o “Novembro Azul”, para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, permitindo, dessa maneira, iluminação com outras cores em ocasiões especiais.

Adequação do campo

Para o campo do parque, onde são realizados jogos do campeonato municipal e treinamento das equipes masculina e feminina de futebol, foi pensada a troca da grama natural pela sintética, visto que com a segunda opção, o campo poderá ser liberado para uso semanal, sem necessidade de paradas periódicas para recuperação do gramado. A área também recebeu uma demarcação horizontal que permite a criação de dois espaços de jogos e o uso simultâneo do campo.

Até o momento, foi efetuada a pavimentação asfáltica, processo que prepara o campo para receber a grama sintética, e a implantação do sistema de irrigação do gramado. Ao todo, serão instalados nove dispositivos de irrigação.

“Importante lembrar que a reforma e ampliação do parque vêm para conservação e adequação do uso na sua totalidade. Além de reforçar a segurança dos espaços através da nova iluminação, a ideia é continuar fazendo muito mais para ocupar cada espaço de lazer com muitas atividades”, frisou a Secretária de Esportes e Lazer, Silmara Ciampone.

Ampliação do parque para mais lazer e diversão

O projeto criado para interligar o parque municipal ao Museu de Arte Osório César está em fase final, terminando a colocação de piso. Foi construída uma ponte entre o jardim do museu e a área do playground do parque, passando por um trecho do Ribeirão Euzébio e formando um grande corredor de cultura e lazer para o município.

Além disso, o circo escola também recebeu uma arquibancada retrátil, que vai otimizar o espaço e oferecer mais comodidade ao público do espaço.

Texto: Heloísa Maia – Fotos: Orlando Junior