Estreia do documentário “Franco da Rocha – Origens e Destinos” celebra aniversário de 76 anos do município

Franco da Rocha, cidade plural e dinâmica, destino do povo nordestino e de outras muitas culturas, será tema do documentário “Franco da Rocha – Origens e Destinos”, produzido por meio de uma parceria entre a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e a Secretaria Municipal de Cultura.

A exibição, que acontece em comemoração ao aniversário de 76 anos do município, será transmitida nesta segunda-feira (30), às 19h, pelo Facebook e canal do Youtube da Prefeitura e pelo Youtube da FESPSP.

Com direção de Arthur Roessle e Gui Rampazzo e roteiro de Gui Rampazzo, o documentário apresenta, por meio de depoimentos de moradores da cidade, aspectos centrais da formação e trajetória do município, e também aponta para os caminhos futuros, com o objetivo de reconstruir sua história, contando sua verdadeira identidade social e destacando a pluralidade da cidade.

A ideia para concepção da obra surgiu em 2019, quando a prefeitura firmou uma parceria com a FESP para a realização de uma grande pesquisa histórica sobre a cidade, a fim de embasar as suas políticas públicas voltadas ao patrimônio e promoção das identidades franco-rochenses. Os resultados dessa pesquisa podem ser conferidos no documentário e também em um livro, que será lançado em 2021.

Texto: Luana Nascimento – Arte: FESPSP