Em dois meses de funcionamento, restaurante popular de Franco da Rocha já serviu mais de 22 mil refeições

O restaurante popular de Franco da Rocha, inaugurado em setembro de 2020 já serviu mais de 22 mil refeições de qualidade a preços populares. O serviço, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social, tem oferecido auxílio à população em situação de vulnerabilidade social. Veja fotos.

Até o momento, já foram oferecidos 1.775 cafés da manhã (composto por leite com café ou achocolatado, pão e uma fruta da estação), 10.743 almoços e 10.097 jantares (com arroz, feijão, legumes, salada e carne).

Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Maria Ribeiro, o restaurante foi criado como ferramenta de combate às desigualdades sociais, políticas e econômicas, por isso, oferta refeições a preços acessíveis com o objetivo de amenizar a falta de alimentação, que é uma necessidade básica e urgente. “Nesse momento de pandemia muitos trabalhadores deixaram de ter renda, com isso, nos deparamos com a importância de fomentar a política de segurança alimentar, além da proteção social voltada para população em situação de vulnerabilidade”.

“Hoje, as ações têm como foco a refeição, mas temos planos para incluir a questão da educação alimentar e a participação popular. Vale registrar que os recursos para o funcionamento do restaurante são apenas municipais, não temos cofinanciamento dos governos federal e estadual”, detalha a secretária.

O restaurante popular está localizado na antiga base da Guarda Civil Municipal (GCM), em frente à estação de trens Baltazar Fidelis da CPTM e funciona de segunda a sábado, das 7h às 21h. O valor do café da manhã é R$ 1; almoço e jantar são servidos por R$ 2 cada refeição.

Importante ressaltar que não é permitida a alimentação no local, apenas a distribuição das refeições prontas em embalagens descartáveis, em conformidade com as medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior