Franco da Rocha inaugura nova avenida na entrada da cidade junto à primeira unidade da Rede Assaí Atacadista do município

Franco da Rocha inaugurou nesta sexta-feira (11), uma nova via na entrada da cidade. A avenida Dona Istatel de Araújo Celeguim, que liga a rodovia Pref. Luiz Salomão Chamma à avenida Ângelo Celeguim, representa um grande avanço na mobilidade urbana do município. No mesmo terreno, também foi aberta uma unidade da Rede Assaí Atacadista, pertencente ao grupo GPA, maior grupo varejista da América do Sul.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Kiko Celeguim, do vice Dr. Nivaldo Santos, do presidente da rede Assaí, Belmiro Gomes, dos secretários e vereadores municipais, além de autoridades das cidades vizinhas. Veja fotos do evento.

Construída por meio de parceria público-privada firmada com a Rede Assaí, a avenida possui mais de um quilômetro de extensão e conta ainda, com rotatória, jardins e áreas de passeio. O novo sistema viário vai facilitar o acesso dos moradores de bairros como São Benedito, Portal das Alamedas, Vila Josefina, Jardim Alice, Vila Santista e até mesmo para os motoristas que trafegam no sentido de Jundiaí, diminuindo congestionamentos e aumentando a fluidez no trânsito da região.

Em sua fala, o prefeito Kiko Celeguim agradeceu aos vereadores que participaram da conquista de mais esse investimento para a cidade. “Esta obra teve início em 2017, quando enviamos um projeto à Câmara Municipal para fazermos um leilão voltado a empresas interessadas nessa área, que pertencia à empresa DowQuímica, para que pudéssemos gerar emprego e renda para Franco. É uma obra gigantesca que vai marcar a história da cidade”, disse.

“Essa obra mostra que podemos acreditar em grandes desafios e que o poder público e o privado podem andar juntos e construir grandes feitos. Tudo isso acontece graças a nossa equipe da Secretaria de Infraestrutura e aos nossos funcionários que trabalharam diretamente aqui na obra”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Eduardo Martins.

No evento, também foi celebrada a entrega da obra da avenida Aristides Benedicto, paralela à Ângelo Celeguim. O acesso tem cerca de um quilômetro de extensão e faz a ligação do bairro Vila Santista ao Jardim Alice.

Homenagens a moradores ilustres

A solenidade de inauguração rendeu tributos a ilustres moradores franco-rochenses, e seus familiares foram presenteados com uma placa de homenagem. Dona Istatel de Araújo Celeguim foi presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, entidade que sempre prestou auxílio à população mais vulnerável de Franco da Rocha. Foi casada com Ângelo Celeguim, político local, e foi membro atuante do movimento “Filhas de Maria”, participando, também, do Apostolado da Oração, ambos agrupamentos vinculados à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Aristides Benedicto, foi um dos fundadores da Vila São Benedito, bairro tradicional da cidade. Participou da vida política do município de maneira intensa, e ao lado do amigo e ex-prefeito Ângelo Celeguim, ajudou a trazer recursos para diversas obras de infraestrutura para o seu bairro.

Em homenagem ao franco-rochenses que dão nome aos terminais Leste e Oeste, foram lembrados os nomes do Capitão Laercio Ciampone e do senhor Duílio Leônidas Genovali. Laercio veio para Franco da Rocha para trabalhar no Batalhão da Polícia Militar, aos 18 anos de idade. Participante ativo da vida esportiva, cultural, jurídica e política da cidade, foi integrante da liga das escolas de samba de Franco, fundador do G.D Garoa, Diretor do Clube Atlético Expedicionários e Diretor de Esporte do governo do Prefeito Mário Maurici. Foi jogador profissional de damas, participou do circuito nacional de damas e ganhador de inúmeros títulos da modalidade para o município.

Construtor Civil, Duílio Genovali desenhou dezenas de projetos para a cidade. Trabalhou nas construções da Fazenda São Roque, seu local de residência, onde viveu até seu falecimento. A casa em que morava foi desenhada e construída por ele e era considerada referência arquitetônica na antiga rua Jundiaí, atual rua Dr. Hamilton Prado.

Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma rede de atacado de autosserviço. Suas lojas atendem desde pequenos e médios comerciantes até consumidores finais que buscam por variedade e economia nas compras de grande volume. O investimento na unidade de Franco da Rocha girou em torno de R$ 70 milhões e a obra gerou cerca de 500 empregos diretos e indiretos.

A rede possui 173 lojas distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal e conta com mais de 45 mil colaboradores e é a décima maior empregadora do país. Anualmente, o Assaí recebe mais de 250 milhões de clientes em suas unidades.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior