Agentes do Núcleo de Zoonoses realizam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Em Franco da Rocha, a prefeitura realiza ações de combate ao Aedes aegypti de maneira contínua e, desta vez, agentes de combate a endemias (AGE) visitaram os bairros Lago Azul e Monte Verde na última quarta-feira (13). O objetivo é vistoriar possíveis criadouros e orientar os moradores sobre os métodos de prevenção à proliferação do Aedes aegypti.

A atividade, realizada por meio da Secretaria da Saúde, via Núcleo de Zoonoses e Vetores, incluiu Avaliação de Densidade Larvária, na qual o sistema de informação da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) elenca alguns bairros em determinadas áreas da cidade para medição dos índices de infestação do mosquito nos imóveis e por todo o perímetro urbano.

Durante a visita, os agentes orientam a população quanto aos ambientes e materiais que favorecem a proliferação do mosquito, bloqueiam criadouros, eliminam focos e orientam a população sobe as formas de combate aos escorpiões, que costumam se alojar em locais com acúmulo de lixo, frestas, ralos e buracos.

“Esta medição avalia as áreas de maior incidência dos mosquitos e com isso é possível intensificar as ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), especialmente no período de verão e chuvas abundantes”, afirmou o agente José Luiz, que acompanhou a atividade.

“As larvas encontradas pela equipe são levadas para análise para que seja avaliado se pertencem ao pernilongo comum ou ao Aedes aegypti”, explicou o agente.

É importante ressaltar que o núcleo de zoonoses do município orienta e pede que os moradores recebam os agentes. Os profissionais estão sempre uniformizados com camiseta e crachá da prefeitura e são treinadas para auxiliarem na orientação, eliminação de criadouros e de possíveis focos que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia.

Confira algumas dicas para combater os criadouros do mosquito:

Garrafas PET e de vidro: devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou virados para baixo;

Ralos: tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso;

Piscinas: mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

Calhas: limpe e nivele. mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

Baldes e vasos de plantas vazios: guarde-os em local coberto, com a boca para baixo;

Plantas que acumulam água: evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;

Caixas de água, cisternas e poços: mantenha-os fechados e vedados;

Vasilhas para animais: os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: mantenha-os limpos e coloque areia até a borda;

Lixo, entulho e pneus velhos: entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Texto e foto: Luana Nascimento