Agentes de Vigilância Sanitária e Guarda Municipal fiscalizam medidas de prevenção à Covid-19 em estabelecimentos comerciais

Desde o início da pandemia, a prefeitura tem trabalhado constantemente no combate ao novo Coronavírus. Com isso, nesta semana, agentes da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal (GCM) foram às ruas para fiscalizar estabelecimentos comerciais da cidade a fim de garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Veja fotos da ação.

A operação está de acordo com as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, sendo assim, a equipe da vigilância sanitária começou a vistoria nas lojas do shopping Franco da Rocha. Os agentes averiguaram o monitoramento da aferição da temperatura, controle da entrada de pessoas nos estabelecimentos, disponibilização de álcool gel, sinalização de distanciamento mínimo de 1 a 2 metros, uso correto de máscaras faciais, viseiras e divisões acrílicas entre consumidor e colaborador.

No decorrer da semana, os agentes também vistoriaram os supermercados, onde foram checadas a higienização dos carrinhos e cestas de compras, uso de viseira e proteção acrílica nos caixas, tal como o uso de máscara facial e álcool gel por clientes e funcionários.

De acordo com a agente da Vigilância Sanitária, Maria Rosa Barbosa, são feitas aproximadamente oito fiscalizações por mês. Ela ressalta que esse número pode ser maior caso sejam intensificadas as restrições do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena . “Temos feito esse trabalho desde o início da pandemia e necessitamos da colaboração de toda a população, dos comerciantes aos consumidores. Juntos temos forças para combater o vírus”, destacou Rosa.

Na quinta-feira (21), a ação contemplou os bares da cidade, que em descumprimento das normas, e que já tenham sido notificados em fiscalizações anteriores por denúncias, podem passar por sanções que vão de multa a suspensão temporária das atividades.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Heloísa Maia/Orlando Junior