Covid-19: Franco da Rocha inicia vacinação em profissionais de saúde da rede privada

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, deu início à vacinação contra a Covid-19 em profissionais de saúde que atuam em clínicas, laboratórios e consultórios particulares da cidade.

Nesta quarta-feira (3), na Praça da Saúde, Eliane de Paula e Maria Emília de Assis, que atuam em um laboratório privado no centro da cidade, receberam a vacina CoronaVac produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil e responsável por grande parte das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (SUS). Veja fotos da vacinação.

Para a médica Maria Emília, receber a imunização foi como um presente de aniversário. No último dia 1º, ela completou 58 anos. “Estou aliviada. Agora, me sinto ainda mais preparada para incentivar os pacientes a tomarem a vacina e para continuar lutando contra a doença”, disse.

Com mais de duas décadas de experiência na área da saúde, as duas permaneceram na linha de frente contra o Coronavírus desde o início da pandemia.

“Nós trabalhamos muito durante todo esse tempo. No início da pandemia era tudo muito novo e tivemos que lidar com as dúvidas e incertezas das pessoas que contraíram a doença e com o medo de contaminarem seus familiares. Quase um ano depois, estamos vivendo outro momento, agora temos que confiar na vacina e esperar por dias melhores”, relatou a médica Eliane.

Franco da Rocha já iniciou a vacinação dos profissionais da UPA24h, do centro de especialidades, da rede de atenção básica e da praça da saúde, das instituições de longa permanência de idosos e da Clinefran (clínica de nefrologia). Até o momento, o município recebeu 5.580 doses das vacinas Coronavac e Oxford-AstraZeneca.

De acordo com o vacinômetro disponibilizado pela Secretaria da Saúde, até a manhã da última terça-feira (2), a cidade já havia vacinado 2.285 pessoas.

A Secretaria de Saúde já está em contato com todos os estabelecimentos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para realizar o agendamento da vacinação, priorizando os profissionais com maior exposição ao vírus.

Caso o estabelecimento não esteja registrado no CNES, é necessário enviar um e-mail para planejamento.saude@francodarocha.sp.gov.br com nome, idade e ocupação de todos os profissionais que trabalham no local.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior