Covid-19: Emoção e esperança marcam primeiro dia de vacinação de idosos com idade a partir de 90 anos em Franco da Rocha

Em Franco da Rocha, o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 90 anos foi marcado por emoção e esperança. A imunização deste grupo teve início nesta segunda-feira (8), e mobilizou dezenas de trabalhadores da saúde.

A Secretaria da Saúde, estima que, ao todo, 354 idosos acamados ou não, receberão a dose de forma domiciliar pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Foi o caso de dona Rute Vieira da Silva, de 91 anos, moradora do Jardim Progresso. Bem humorada, ela foi vacinada com sorriso no rosto enquanto conversava com a enfermeira. Rute faz tratamento para Alzheimer e passou o período da quarentena em casa com a família para não correr o risco de se infectar com o Coronavírus.

“Ficamos 110 dias trancados, sem sair de casa para absolutamente nada. Tentamos explicar para ela, mostrar através dos jornais como estava a situação do país e, depois de um tempo, ela só falava na vacina”, lembra a filha Solange Vieira Duarte.

Em breve, o reencontro com a família

Assim, após meses de espera, vivendo as incertezas de uma pandemia cujos efeitos ainda eram desconhecidos, os idosos, grupo que apresenta os maiores riscos para a doença, veem na chegada da vacina, suas expectativas tornarem-se realidade e a possibilidade de voltar a receber o carinho e o abraço dos familiares.

“Desde o começo do ano passado, eu saí de casa apenas duas vezes e, mesmo assim, levei uma bronca do meu filho”, lembra sorrindo o senhor Altino Anzelotti, de 93 anos. Morando sozinho na Vila Zanela, ele tem o auxílio de uma cuidadora, que o ajuda nos afazeres básicos do dia a dia e na administração de medicamentos para tratar a hipertensão. Altino conta que vê na vacina a possibilidade de pegar no colo a bisneta de oito meses que, desde o início da pandemia, tem visto apenas por foto. “Tenho dois filhos, quatro netos e outros quatro bisnetos, essa doença acaba afastando a gente, mas esperamos que as coisas voltem ao normal”.

Sensação de alegria e alívio

No bairro Pouso Alegre, mais uma família recebeu a visita das equipes de saúde da prefeitura para a vacinação. Aos 94 anos, a senhora Nádia Apparecida da Rocha vive com o filho Dinei Rizzo e também faz tratamento para Alzheimer.

Dinei trabalha em hospital e relata as dificuldades em manter a mãe segura, sendo trabalhador da saúde. “Foram momentos difíceis. A gente trabalha, faz o possível para se cuidar, mas vive com medo de passar alguma coisa pra ela. Agora, a sensação é de alegria e alívio em saber que ela estará mais segura para continuar ao nosso lado”, declarou com sorriso no rosto.

O mesmo clima de descontração e alegria foi encontrado pelas agentes de saúde na casa da senhora Augusta Baldin Magagnini, na Vila Zanela. Entusiasmada com a visita, ela posou sorridente para as fotos com o cartão de vacinação. Aos 93 anos, dona Augusta conta que teve três filhos, muitos netos, bisnetos e um tataraneto e que agora não faltarão motivos para sorrir ao lado da família.

A carteirinha entregue após a vacinação, já contém a data agendada para a segunda dose, além disso, há informações como nome, CPF, Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), lote e fabricante do imunizante, profissional de saúde vacinador e data da primeira dose.

É importante salientar que as vacinas aplicadas durante as primeiras fases da campanha são a Coronavac e Oxford-AstraZenenca, enviadas pelo governo do estado de São Paulo; até o momento, Franco da Rocha conta com 5.580 doses. Segundo o infectologista da Prefeitura, Dr. Paulo Antonio Friggi, cada um dos imunizantes possui um prazo máximo para aplicação da próxima dose. “Para a Coronavac, a aplicação da segunda dose é administrada entre 21 e 28 dias e, no caso da Oxford-AstraZenenca, de 8 a 12 semanas depois da primeira dose.

Ao longo da semana, as equipes de saúde vão percorrer os bairros da cidade para continuar a imunização de franco-rochenses com idade acima de 90 anos. As famílias que tiverem idosos nessa faixa etária que não fazem acompanhamento de rotina nas unidades municipais de saúde, devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua residência para realizar o cadastro da vacinação. Os endereços e telefones estão disponíveis no site da Prefeitura. Acesse aqui.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Cesar Iury/Orlando Junior