Em operação conjunta com municípios vizinhos, Guarda Municipal de Franco da Rocha apreende entorpecentes no bairro da Roseira

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha realizou operação conjunta com os municípios de Caieiras, Mairiporã, Cajamar e Jundiaí para combater o tráfico de drogas na região. A ação aconteceu na manhã de sexta-feira (12) no bairro da Roseira, divisa com as cidades de Caieiras e Cajamar.

A operação foi feita com o auxílio da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e do canil dos municípios envolvidos. Os entorpecentes foram encontrados pelo Juca, cão da GCM de Franco, que auxilia na rotina da corporação.

Ao farejar uma área de mata densa, foram descobertos 2,35 gramas de maconha, 10 comprimidos de ecstasy, 153 gramas de haxixe e 544 gramas de crack. Após a apreensão, os bandidos conseguiram se evadir pelo matagal. A ocorrência foi registrada no Distrito Policial de Franco da Rocha.

De acordo com o Comandante da GCM, Elias Domingos, a região é constantemente monitorada pelas forças de segurança por já ter sido alvo de ocorrências anteriores relacionadas ao tráfico de entorpecentes.

Elias também faz questão de frisar o sucesso das operações em conjunto com outras cidades. “Essas ações são muito importantes para o município, porque conseguimos somar forças e colocar uma grande quantidade de viaturas na rua, além de montar um efetivo considerável para operações como essa”, relatou.

Treinamento constante

A GCM da cidade atua com dois cães farejadores da raça pastor-belga malinois, o Juca e a cadela Athena. No ano passado, a sede da guarda ganhou um canil para abrigo e treinamento dos animais utilizados nas ocorrências de segurança. Eles recebem orientações constantes para faro, proteção e patrulha e passam por períodos de socialização e adaptação, onde são colocados para conviver com o trânsito, barulho, crianças, e outros fatores.

Texto: Luana Nascimento – Foto: GCM Franco da Rocha