Situação de leitos em Franco da Rocha nesta quinta-feira, 11 de março

Franco da Rocha, assim como todo o país, enfrenta o momento mais crítico da pandemia da Covid-19. O sistema público de saúde municipal alcança índices alarmantes, atingindo 95% de ocupação dos leitos de enfermaria.

Infelizmente, com a alta ocupação nas UTIs em todo estado de São Paulo, inclusive nos hospitais que são referência para a nossa região, o tempo médio de transferência via Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), sistema administrado pelo governo estadual, tem levado até oito dias e a cidade já tem sofrido os reflexos dessa superlotação: o município registrou quatro casos de pacientes que vieram a óbito aguardando por um leito de alta complexidade.

Todos os pacientes chegaram ao centro de atendimento em condições crítica de saúde, foram internados e estabilizados, mas tiveram piora do quadro clínico mesmo após aplicação de todos os recursos, como medicamento, suporte ventilatório e intubação.

Vale lembrar que o município conta com um centro de atendimento 24h para pacientes com Covid-19, que funciona ao lado da UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) e que está operando em sua capacidade máxima, com 20 leitos de baixa e média complexidade. Nos próximos dias, a prefeitura abrirá mais 10 novos leitos para ampliar o atendimento.

Até o momento, nenhum cidadão deixou de ser atendido, a rede de atendimento de Franco da Rocha não está em colapso, mas o número de casos segue aumentando, o cenário é preocupante, requer a atenção, cuidado e muita união de todos os franco-rochenses.