Nota da Prefeitura de Franco da Rocha sobre matéria veiculada no Jornal Nacional

Uma matéria que foi ao ar no Jornal Nacional de hoje (16), sobre o atendimento a doentes de covid em Franco da Rocha, infelizmente distorceu os fatos e, em respeito aos nossos profissionais de saúde, que estão se desdobrando no plantão mais longo e difícil de suas vidas, e a todos os franco-rochenses, vamos esclarecer alguns pontos:

1. Nossa UPA está funcionando normalmente e atendendo a todos os que necessitam. Temos atendimento exclusivo e dedicado a pacientes da covid-19, funcionando nosso hospital de campanha anexo, que conta hoje com 46 leitos, entre enfermaria e semi-intensivo, com garantia de suprimento de oxigênio e atenção 24 horas de toda a nossa equipe de profissionais;

2. Não há lotação nestes leitos; ainda que a procura seja enorme e esteja crescendo, nossa equipe está recebendo os pacientes e a estrutura está sendo ampliada conforme a demanda aumenta, inclusive com recrutamento de novos profissionais. No momento estão lotadas as UTIs de nossos hospitais de referência, onde não há vagas para pacientes mais graves;

3. O paciente citado na matéria foi atendido inicialmente no hospital de campanha na terça-feira passada, dia 9 de março, com sintomas gripais leves. Foi atendido, medicado e orientado a retornar à unidade se registrasse piora, uma vez que seu estado àquele momento não requeria internação. Também foi colhido material para o exame PCR para o coronavírus;

4. Na noite de sábado, dia 13, o paciente retornou já com o quadro agravado, e foi internado imediatamente. Na manhã de domingo, dia 14, solicitamos a vaga de UTI, a qual foi negada por 6 hospitais devido à superlotação. Na madrugada de segunda o paciente morreu, sendo uma das 15 pessoas que perderam a vida enquanto aguardavam vaga de UTI neste mês em Franco da Rocha.

Lamentamos que a matéria não tenha sido fiel aos fatos e reforçamos, neste momento difícil, que estamos nos esforçando para assegurar a todos o melhor atendimento possível!