Covid-19: Franco da Rocha entra na Fase de Transição do Plano São Paulo, com abertura gradual de comércio e serviços, a partir deste domingo (18)

O município de Franco da Rocha, assim como todas as cidades do estado de São Paulo, entra na Fase de Transição do Plano São Paulo de retomada econômica a partir deste domingo (18).

Esta fase está dividida em duas etapas: na primeira semana, de 18 a 23 de abril, a flexibilização acontecerá para o setor do comércio, como lojas de shopping e galerias. com funcionamento permitido das 11h às 19h. Nesse período, será permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, seguindo rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social, com funcionamento permitido até às 20h e ocupação máxima limitada a 25% da capacidade.

As feiras livres que acontecem aos sábados e domingos podem abrir apenas as barracas de hortifruti, peixes, aves, ovos e carnes e as feiras livres dos bairros que funcionam durante a semana não têm restrição de funcionamento. A feira noturna, que acontece no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais continua suspensa.

Além disso, os comércios ficam autorizados a trabalhar com retirada no local (take-away) e fica livre o horário de funcionamento dos serviços drive-thru e das atividades econômicas consideradas essenciais.

Na segunda etapa, que acontece no período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços, como restaurantes e lanchonetes, bares e similares, salões de beleza, esmalterias e barbearias (atendimento de um cliente por vez, com hora marcada), academias de ginástica, quadras e clubes. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.

A capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na fase de transição será de 25% e a recomendação para que atividades administrativas não essenciais e órgãos públicos continuem trabalhando remotamente segue em vigor.

Atividades econômicas consideradas essenciais, como supermercados, mercados, atacadistas, mercearias e padarias; açougues; casas de ração; depósitos de gás; casas de materiais de construção; postos de gasolina; bancos; casas lotéricas; farmácias; clínicas odontológicas, veterinárias e óticas não sofrerão alteração de horário.

Acesse o manual com as regras de funcionamento de cada setor no item ANEXOS, localizado na aba lateral esquerda desta página.

Fase de Transição – Plano São Paulo 16/04/2021