Franco da Rocha inaugura usina de oxigênio

Nesta quinta-feira (22) a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a sua primeira usina de oxigênio medicinal, com capacidade para produzir cerca de 690 metros cúbicos do insumo por dia. Quantidade suficiente para atender, neste momento, todos os leitos da UPA 24h e do Hospital de Campanha, que conta com 58 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19.

O novo equipamento funciona como um gerador do gás hospitalar, onde o ar é comprimido e passa por um processo rigoroso de filtragem, onde são removidos os elementos não desejados, como o nitrogênio e o dióxido de carbono. Após o processo, o insumo chega direto aos pacientes internados com uma pureza de 95%.

No último mês, o consumo de oxigênio na cidade aumentou 250%, índice que colocou o município em estado de alerta para o risco de desabastecimento.

O prefeito de Franco da Rocha, Dr. Nivaldo Santos, falou sobre a importância da chegada da nova usina e seu auxílio aos pacientes com covid-19. “Para o paciente grave de Covid, oxigênio é o principal remédio, talvez o único. Não pode faltar de jeito nenhum e por isso mobilizamos todas as alternativas disponíveis para garantir esse fornecimento. Não podemos vacilar, vidas dependem disso”, ressalta o prefeito.

A usina se soma a outras medidas para garantir o suprimento na cidade. No início do mês, foram entregues pelo governo do estado 144 cilindros de ar e também foi executada obra civil para instalação de um tanque de oxigênio (aguardando disponibilidade de equipamento para instalação).

O novo equipamento garantirá o atendimento nos serviços municipais de saúde e, no futuro, atenderá também aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos em ambiente domiciliar.

Texto: Thaís Silva/Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior