Com queda de 66% no número de óbitos em comparação ao mês anterior, abril tem redução nos indicadores e ações efetivas da Prefeitura no combate à Covid-19

Em março, os números relacionados à Covid-19 foram preocupantes. Assim como todo o país, nossa cidade enfrentou um aumento de casos e fechou o mês com 202 internações, 48 mortes e uma média de aproximadamente 1,55 óbitos por dia.

Com isso, a prefeitura tomou providências para mudar o cenário, seguindo medidas mais restritivas determinadas pelo Governo do Estado e trabalhando ainda mais em áreas-chave do sistema de saúde municipal.

Após quase 40 dias, o município chega ao mês de maio em uma realidade bem diferente e redução significativa nos indicadores. Em abril, a Secretaria Municipal de Saúde, registrou 141 internações e 16 óbitos por Covid-19. Em uma breve comparação, houve uma redução de 66%. Essa baixa é ainda maior quando falamos em número de internações. Em março tínhamos 202 pacientes no Hospital de Campanha, enquanto abril fechou com 141 internados, correspondendo a uma queda de 30%.

Ações da Prefeitura

Diversas iniciativas foram determinantes para a melhora do cenário da pandemia em nossa cidade. Desde a contratação de novos funcionários à inauguração de uma usina de oxigênio, a Prefeitura de Franco da Rocha traçou metas e trabalhou firme para reverter a situação das taxas de ocupação e óbitos no Hospital de Campanha. Além disso, a colaboração da população foi fundamental para atingir os indicadores positivos.

Em abril, a Secretaria de Saúde ampliou o quadro de profissionais da linha de frente. Foram incorporados 35 médicos, 20 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, 40 auxiliares de enfermagem, 8 fisioterapeutas, 2 assistentes sociais, 6 psicólogos e 1 educador físico, além de 10 auxiliares administrativos e 4 auxiliares de limpeza.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital de Campanha também ganharam uma farmácia 24 horas para dispensação de medicamentos de assistência rápida. O equipamento, também chamado de farmácia satélite ou farmácia central, tem como objetivo oferecer maior agilidade na dispensação de medicamentos aos pacientes.

Outra grande conquista e um importante passo no combate à pandemia foi a chegada da nova usina de oxigênio medicinal, com capacidade para produzir cerca de 690 metros cúbicos do insumo por dia. Quantidade suficiente para atender, neste momento, todos os leitos da UPA 24h e do Hospital de Campanha, que conta com 58 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19.

O novo equipamento funciona como um gerador do gás hospitalar, onde o ar é comprimido e passa por um processo rigoroso de filtragem, onde são removidos os elementos não desejados, como o nitrogênio e o dióxido de carbono. Após o processo, o insumo chega direto aos pacientes internados com uma pureza de 95%.

A notícia é animadora, porém, ainda temos um longo caminho pela frente. Siga obedecendo os protocolos de segurança e não descuide das medidas de higiene e proteção.

Texto: Jorge Henrique Ramos