Franco da Rocha inicia vacinação contra a Covid-19 para pacientes renais

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 para pacientes que realizam tratamento de hemodiálise em Franco da Rocha.

Cerca de 220 pacientes serão vacinados ao longo dessa semana na Clinefran, Clínica de Nefrologia do município. Esses pacientes renais passam pelo processo de cadastramento e já recebem a dose logo após a diálise.

Laurindo Luis, de 52 anos, há nove realiza o tratamento de hemodiálise. A emoção ao receber sua primeira dose foi evidente. Nos agradecimentos ele parabenizou toda a equipe da saúde e lembrou que mesmo vacinado o caminho ainda é longo para que tudo volte ao normal.

“Isso é uma vitória para nós pacientes renais, pois sabemos da luta que passamos para continuar ao lado de nossas famílias. Todo esse esforço não pode ser perdido por um vírus e a vacina é a melhor arma para nos proteger. Essa dose significa muitas coisas e só foi possível por conta do Sistema único de Saúde (SUS). Ainda assim, todo protocolo de saúde deve ser seguido, para que tudo melhore o quanto antes”, disse o agora imunizado, Laurindo.

Já o Diretor Clínico da Cinefran, Dr. Nilso Moreira, esclareceu sobre a importância da vacina para esses pacientes que têm o sistema imunológico afetado por patologias, nesse caso, renal.

“Estamos falando de pacientes imunodeprimidos, com uma imunidade bem mais baixa do que o normal, por isso, quanto mais diminuirmos os riscos de contágio, melhor. Torcemos para que nos próximos meses, além desses nossos pacientes, uma grande parcela da população esteja vacinada, nos dando esperança para erradicar a Covid-19 o quanto antes”, explica o Dr. Nilso.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior