Alunos da rede municipal retornam às aulas presenciais adotando medidas de higiene e prevenção

Máscaras cobrindo boca e nariz, higienização das mãos, distanciamento de um metro e meio e muita ansiedade para rever os colegas de classe. Assim está sendo o retorno às aulas presenciais para os alunos da rede municipal de Franco da Rocha, após mais de um ano de ensino remoto em razão da pandemia da Covid-19. Veja fotos do retorno

Para um retorno seguro, a Secretaria da Educação organizou junto à comunidade mudanças na rotina escolar com o objetivo de construir uma retomada gradativa. Neste momento, estão sendo adotadas aulas presenciais e remotas em regime escalonado, para que os alunos conheçam a nova organização.

Seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Plano São Paulo do Governo Estadual, as escolas trabalham com limite de ocupação nas salas de aula de 35% e jornada diária de quatro horas. A Secretaria da Educação distribuiu duas máscaras para cada aluno, quatro para os funcionários e todas as escolas estão equipadas com termômetros e tótens de álcool em gel.

Diálogo e organização para a volta às aulas

Na Emeb Palmiro Gaborim, localizada no Mato Dentro, as crianças estavam ansiosas para voltar à escola, que está em fase final de reforma e ampliação. Segundo a diretora Silmara Soares, o retorno tem sido tranquilo e organizado.

“Estamos fazendo tudo com bastante diálogo entre a escola e as famílias e está dando resultado. Os alunos estavam com saudade de sentar, conversar e rever os colegas. Até mesmo para as crianças da educação infantil, que costumam chorar, esse início foi tranquilo”, conta a diretora.

Segurança na entrada e na saída

Desta forma, seguindo o plano de volta às aulas, as medidas de segurança começam no transporte escolar e seguem até a hora da saída. No ônibus, a monitora afere a temperatura, verifica o uso correto da máscara, higieniza as mãos dos pequenos e acomoda uma criança por banco.

Na entrada, a diretora recebe os estudantes, afere a temperatura novamente, as crianças higienizam os pés no tapete sanitizante e limpam as mãos no tótem de álcool em gel. Dentro da sala de aula, carteiras são demarcadas para garantir o distanciamento e os professores acolhem e orientam os alunos sobre a necessidade de seguir os protocolos de segurança.

A docente Iara Oliveira, é professora na Emem Palmiro Gaborim há mais de dez anos e diz que a escola está seguindo todos os protocolos de higiene. “Estamos preparados e seguindo as recomendações de segurança. As crianças utilizam todos os dispensers de álcool em gel, que ficam nas portas das salas, nos banheiros. Nós professores também tomamos cuidado para não haver aglomeração”, explica.

“Eu percebo que as crianças já têm compreensão dessa nova realidade. Há mais de um ano nós estamos trabalhando essas questões com as famílias, então até os pequenos já chegaram aqui com conhecimento dos protocolos de saúde”, detalha a professora.

No recreio, os funcionários fazem a limpeza prévia das mesas e as turmas são divididas em grupos, para que todos possam se sentar com distanciamento. Em seguida, as crianças higienizam as mãos, aguardam a distribuição da merenda e somente neste momento são orientadas a retirar a máscara de proteção.

Comitê Local da Covid-19

Visando a participação da comunidade na volta às aulas, a Secretaria da Educação criou o Comitê Local da Covid-19. O grupo tem formação paritária com composição de até sete membros, sendo o diretor da escola, o coordenador, servidores (professores ou servidores de apoio) e familiares dos alunos.

A mãe Sirleide Soledade faz parte do comitê e conta que desde o retorno das aulas, o grupo tem avaliado a estrutura preparada pela escola para receber os alunos. “Como parte do comitê eu avalio se os protocolos de saúde estão sendo respeitados e repasso essas informações aos familiares dos alunos. A escola tem passado segurança para nós e podemos acompanhar tudo isso de perto”, pontua Sirleide.

A diretora Silmara comemora a volta às aulas. “Eu acredito que estamos todos de parabéns, desde os pais, que trabalharam os protocolos em casa, os professores que colaboram conosco todos os dias e os alunos. Eu gosto da comunidade, me sinto parte daqui e espero que esse processo seja positivo para todos”, declara.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior