Covid-19: Franco da Rocha retoma vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades

Franco da Rocha retomou a vacinação contra a Covid-19 para gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e mulheres que sofreram aborto no mesmo período) com comorbidades. A vacina direcionada para este grupo será a Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan.

Inicialmente, a imunização de gestantes e puérperas estava prevista para começar no dia 11 de maio, mas foi suspensa pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa com as vacinas da Fiocruz/Astrazeneca especificamente para as mulheres com estes perfis. Os demais públicos seguem contando com este imunizante.

Para se vacinar, é preciso ter mais de 18 anos e alguma das comorbidades a seguir: diabetes, hipertensão de difícil controle, problemas cardíacos, obesidade mórbida, cirrose hepática, pneumopatias crônicas graves, hemoglobinopatias graves, imunossupressão, pacientes oncológicos em tratamento.

As gestantes que já fazem acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município serão contatadas pela Secretaria Municipal de Saúde para agendamento da vacinação. Já as mamães que não utilizam a rede municipal de saúde, ou seja, que fazem acompanhamento fora da cidade ou em algum serviço particular, podem tomar a dose no drive-thru ao lado da FATEC, todos os dias da semana, das 9h às 15h ou na sala de vacina da Praça da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Para receber a dose é necessários apresentar um documento original com foto, CPF, comprovante de residência, laudo ou receita médica comprovando a patologia. Além disso, as gestantes e puérperas devem assinar um termo de consentimento no ato da vacinação.

É importante pontuar que as gestantes ou puérperas que tomaram a vacina contra a gripe (Influenza) recentemente precisam aguardar 15 dias para serem imunizadas contra a Covid-19.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).