Serviço psicossocial oferecido pela Prefeitura atende pacientes e familiares de vítimas da Covid-19 para fornecer apoio emocional
A realidade vivida durante a pandemia da Covid-19 com a necessidade de distanciamento, adoecimento de familiares e perda de pessoas queridas tem gerado estresse e desequilíbrio emocional em parte da população.
Pensando em oferecer cuidados a esse público, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo atendimento psicossocial aos pacientes acometidos pela Covid-19 que estão internados no Hospital de Campanha de Franco da Rocha e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O serviço também é voltado aos familiares que vivenciam o luto pelas vítimas da doença.
A iniciativa conta com a ajuda de seis psicólogos e duas assistentes sociais que acompanham os pacientes nos leitos semi-intensivos e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O serviço teve início em março, com visitas diárias de psicólogos a fim de levar acolhimento, esperança e cuidado psicológico para quem está atravessando um momento difícil com o diagnóstico da doença. Muitos pacientes encontram-se angustiados, ansiosos e preocupados com seu estado de saúde.
Para a diretora de Atenção Especializada, Sueli Melo, o suporte psicológico fornecido faz toda a diferença, visto que, em momentos como esses, os familiares não podem entrar em contato com os pacientes. “Muitas vezes, os atendimentos feitos a beira leito proporcionam momentos de alegria através de uma boa conversa ou por uma ligação de vídeo com familiares”, destacou.
Segundo Suelen Sales, coordenadora de Serviço Social da UPA, as famílias recebem ligação para acolhimento e acompanhamento até que o paciente tenha alta médica. “Caso seja observada alguma fragilidade emocional, ou a família deseje receber amparo psicológico, nós encaminhamos para Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.”, destacou.
Suelen relata que desde o início de março até a segunda semana deste mês de maio foram realizados cerca de 1.909 atendimentos.
Importante ressaltar que, durante esse período, os familiares abalados devido à preocupação com o avanço da doença, ou até mesmo pela perda, buscam diversas informações, por isso, para orientar sobre o caso clínico do parente ou até mesmo questões burocráticas após o falecimento, a equipe do serviço psicossocial entra em contato por meio de ligação telefônica para fornecer todo o suporte necessário.
Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior
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