Formação online: Cursos de capacitação da Assistência Social seguem formando franco-rochenses em meio à pandemia

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Assistência Social, se reinventou durante a pandemia da Covid-19 e adotou o formato online para dar continuidade aos cursos de capacitação oferecidos pelo Centro Solidário.

Cerca de 120 franco-rochenses estão se formando em seis cursos realizados entre os meses de abril e maio, sendo eles: panificação sem glúten, design de sobrancelha, tecnologia da informação, pizzas, calzones e cia, auxiliar almoxarifado e brigadeiros, trufas e cia.

O objetivo é contribuir para a erradicação das desigualdades sociais causadas pela falta de acesso a oportunidades, ofertando cursos introdutórios que despertam habilidades para inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

As aulas são direcionadas para famílias inscritas no (Cadastro Único) CadÚnico, programas sociais, participantes dos programas de transferência de renda e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Tivemos que criar novas estratégias para dar continuidade nas ações desenvolvidas. As aulas, que eram presenciais, ganharam novo formato para o modelo online e interativo com fornecimento de kits de materiais entregues na casa dos alunos para garantir a parte prática dos cursos”, disse a secretária de Assistência Social, Ana Maria Ribeiro.

Todas as atividades contam com uma carga horária total de 20 a 30 horas, realizadas com o apoio de técnicos e orientadores sociais dos equipamentos, oferecendo suporte aos alunos por meio da mobilização e monitoramento.

A munícipe Aparecida da Silva não perdeu tempo e já concluiu dois cursos de capacitação, sendo eles, panificação sem glúten e pizza. Atualmente, ela está no terceiro curso e agradeceu pela oportunidade oferecida pelo Centro Solidário. “Ganhei mais esperança e confiança em relação ao mercado de trabalho. Hoje não está fácil para ninguém, mas esses cursos servem como um grande impulso profissional e pessoal. Serei eternamente grata pelo cuidado e empenho de todos os envolvidos”, agradece Aparecida.

Após a conclusão do curso, os alunos e alunas ainda participam de um workshop sobre o Programa de Economia Solidária de Franco da Rocha, onde é apresentada uma proposta que possibilita a geração de trabalho e renda que integra quem produz, quem vende e quem compra.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).