PPA 2022-2025: Primeira plenária do “Participa Franco” é realizada no Centro de Especialidades Médicas

A Prefeitura de Franco da Rocha realizou nesta segunda-feira (21), a primeira plenária do “Participa Franco”, evento criado para discutir as demandas do município e construir junto com a população as prioridades para os próximos quatro anos, por meio do Programa Plurianual Participativo, o PPA. Veja fotos do evento.

A atividade aconteceu via transmissão online, respeitando os protocolos de segurança da Covid-19, diretamente do Centro de Especialidades Médicas, localizado na região 1, que compreende bairros como o Centro, Jardim Cruzeiro, Jardim Progresso, Companhia Fazenda Belém, entre outros. Essa divisão por regiões foi feita com o objetivo de ampliar a possibilidade de participação popular, segmentando a cidade em cinco regiões que compreendem diferentes bairros, de onde serão serão feitas transmissões ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.

A plenária contou com a presença do prefeito, Dr. Nivaldo Santos, a vice, Lorena Oliveira, os vereadores Alex do Posto e Tuca, além de representantes da sociedade, Grazi Simões, Leonardo Rodrigues, Lara Catalani e o diretor da Escola Estadual Benedito Fagundes Marques, Gilson Silva.

Para relembrar as realizações da Prefeitura, Dr. Nivaldo falou sobre o que já foi considerado um sonho para os moradores da cidade e que tornou-se realidade graças à participação da população nas edições anteriores do PPA. “Nós conseguimos fazer obras de combate às enchentes, como o Pôlder Ribeirão Euzébio, que fica ao lado da escola Benedito Fagundes Marques, a UPA 24h, a FATEC, os Terminais Leste e Oeste, a nova entrada da cidade, que fica nas imediações do Assaí, e o nosso querido parque municipal”, detalhou o prefeito.

A secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim entrou ao vivo para falar sobre a criação do PPA Curumim, edição que vai convidar os pequenos franco-rochenses a opinarem sobre as ações que ajudarão a construir o futuro da cidade. “As crianças poderão discutir o que podemos fazer para melhorar as escolas e os bairros onde elas vivem”, anunciou.

Além disso, Renata destacou que, em breve, será inaugurado o Centro de Educação de Jovens e Adultos no prédio da Emeb Roberto Meconi e a creche que hoje existe no local, passará a funcionar no Juquery, onde a Prefeitura está construindo um Espaço Educativo, com brinquedoteca e núcleo de educação ambiental.

Ao longo da plenária, Lorena Oliveira respondeu questões enviadas pelas redes sociais da Prefeitura e falou sobre a continuidade dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde durante a pandemia. “Com os impactos causados pela Covid-19, alguns procedimentos foram cancelados ou reagendados para que pudéssemos focar no atendimento aos infectados e, posteriormente, à vacinação. Agora, os agendamentos estão sendo retomados e daremos andamento ao atendimento à população”, disse a vice-prefeita.

Entre as questões levantadas pelos representantes da sociedade, estiveram o combate às enchentes, mobilidade urbana, novos investimentos privados para o município, pavimentação, saúde da mulher e atendimento aos infectados pela Covid-19.

“Participa Franco”

Para participar da construção do PPA, acesse a plataforma participa.francodarocha.sp.gov.br e vote em uma das propostas segmentadas em eixos, como saúde, educação, cultura, meio ambiente, enchentes, segurança pública, entre outras. O acesso pode ser feito pelo computador ou celular. Para votar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e ser morador de Franco da Rocha.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Dalmir Junior