Equipe da UPA 24h recebe treinamento de Contenção Mecânica

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Saúde, em parceria com o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism), realizou na última quinta-feira (24), e na manhã desta feira (25), um treinamento de Contenção Mecânica aos enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Franco da Rocha.

Veja fotos do treinamento

Ao todo, 35 enfermeiros da UPA 24h participaram da aula realizada no teatro do Hospital Estadual Dr. Albano, que teve como objetivo aprimorar a realização da contenção mecânica. O procedimento consiste em restringir os movimentos de pacientes que apresentam inquietação, agitação psicomotora e/ou um movimento agressivo, visando proteger a integridade física dos enfermeiros e do próprio paciente.

O treinamento foi ministrado pela Enfermeira da Educação Continuada do Caism e do Hospital Estadual Dr. Albano, Priscyla França, que falou sobre o papel fundamental da contenção mecânica no atendimento ao paciente.

“É importante ressaltar que a contenção mecânica é uma medida terapêutica, realizada pela equipe multidisciplinar em prol do paciente. Ela faz parte do cuidado do profissional para com o paciente, de maneira que priorize a recuperação segura para todos”, pontuou a enfermeira Priscyla França.

O treinamento contou também com uma aula prática envolvendo voluntários e um manequim de estudo, para desempenharem os principais cuidados no ato da imobilização. Todos os participantes receberão certificados pela participação.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior