PPA 2022-2025: Plenária do “Participa Franco” acontece na região 3 e aborda temas relacionados à mobilidade urbana e infraestrutura

Na última sexta-feira (25), a Emeb Guido Severino de Souza, na Vila Bela, foi palco para construção de sonhos e preparação para os planos futuros durante a plenária do “Participa Franco”, evento criado para discutir as demandas do município e construir junto com a população as prioridades para os próximos quatro anos, por meio do Programa Plurianual Participativo, o PPA.

A transmissão ao vivo foi feita diretamente da região 3, que além da Vila Bela, inclui o Parque Paulista, Jardim União, Vila Bazu, Jardim Alice, Jardim dos Reis, Vila Sonia e outros. A plenária recebeu o prefeito Dr. Nivaldo Santos, a vice, Lorena Oliveira, o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Renelis Pedroso, o secretário de Infraestrutura e Habitação, Eduardo Martins, o vereador Edilson Marques e os representantes da sociedade para levarem suas demandas à administração municipal.

Na abertura do evento, o prefeito lembrou as obras realizadas pela Prefeitura nos últimos oito anos que foram fundamentais para o desenvolvimento da região. A construção do piscinão AV03, no Jardim União, ajudou a reduzir significativamente o impacto das chuvas, também foram construídas a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Reis e a Emeb Sebastião Bezerra Lins, foi feita a reforma completa da UBS da Vila Bela e a implantação do restaurante popular.

A Praça Domingos Antonio Lopes, na Paradinha, foi totalmente revitalizada e o coreto, tão pedido pela população foi reconstruído. Foram realizadas ainda, a regularização fundiária na Vila Sonia, pavimentação de várias vias, como a avenida das Bandeiras, com a construção da rotatória e a reformulação do sistema viário. Acompanhe as imagens da plenária

Renelis Pedroso comentou as principais mudanças ocorridas na região. “Nos últimos anos, o número de veículos nas ruas acompanhou o crescimento da cidade. Franco se desenvolveu muito e nós buscamos organizar o trânsito e trazer os semáforos para as principais vias, inclusive para a Vila Bela. A chegada de novos empreendimentos demandou um novo estudo do viário da região, que já está em andamento para melhorar cada vez mais a mobilidade da população”, esclareceu o secretário.

Ao longo da transmissão, convidados e internautas fizeram perguntas relacionadas ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, melhorias no entorno no Rio Formoso e projetos atendimento à crianças com deficiência.

Em resposta, o secretário Eduardo Martins explicou que a Prefeitura já elabora um projeto de canalização do Rio Formoso e, com isso, vai promover a urbanização das margens em todo o seu trajeto, que compreende a Vila Bazu e Jardim Alice.

Já Lorena Oliveira explicou que a Prefeitura implantou os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e que, para o futuro, há planos para a criação de centros de reabilitação para trabalhar o apoio multidisciplinar às crianças com deficiência e da construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Jardim dos Reis.

Participe e ajude a construir o futuro da cidade

A participação da população é fundamental para que a Prefeitura elabore suas prioridades e construa um futuro melhor para os franco-rochenses. As plenárias do “Participa Franco” acontecem até o dia 2 de julho. Para participar, acesse a plataforma participa.francodarocha.sp.gov.br e vote em uma das propostas segmentadas em eixos, como saúde, educação, cultura, meio ambiente, enchentes, segurança pública, entre outras. O acesso pode ser feito pelo computador ou celular. Para votar, é necessário ter, no mínimo, 16 anos e ser morador de Franco da Rocha.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior