Prefeitura de Franco da Rocha dá início a 12ª Conferencia da Assistência Social

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na última segunda-feira (12), no Centro Dia do Idoso (CDI), a 12º Conferência da Assistência Social, que trouxe como tema central “Direito do povo e o dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Veja fotos do evento.

Transmitida ao vivo devido às restrições da Covid-19, a abertura contou com a presença do prefeito Dr. Nivaldo Santos, da vice Lorena Oliveira, da secretária de Assistência Social, Ana Maria Ribeiro, da presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) Rosenaide Ribeiro e da palestrante Aline Lima.

Na etapa de abertura, ficou aprovado e legitimado pela mesa diretora o regimento interno da Conferência Municipal. Através do credenciamento pelo “Participa Franco” via link: participa.francodarocha.sp.gov.br, os moradores poderão votar e acrescentar moções sobre os temas escolhidos para a fase de debates descentralizados, que ocorrerá entre os dias 12 e 30 de julho.

Organizados em quatro eixos, foram escolhidos os seguintes temas: Proteção Social – Não contributiva; Financiamento e Orçamento; Controle Social; Gestão e Acesso às Seguranças Socioassistenciais e Atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Situações de Calamidade Pública e Emergência.

Ao final da transmissão, Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira agradeceram por todo trabalho realizado pela equipe do SUAS, frisando sobre a importância da participação popular, para que as melhorias do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social da cidade, possam ter continuidade. “Gostaria de lembrar a todos a importância desse trabalho social para os franco-rochenses, tenho muito orgulho dessa gestão e do que foi construído para a nossa população, ainda mais nesse momento de pandemia. Vamos continuar trabalhando para ampliar nosso serviços”, finalizou o prefeito.

Ao longo do mês, também serão realizados debates descentralizados de forma presencial e online nos equipamentos municipais de proteção social, tais como Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais AAPAE), entre outros.

A plataforma do “Participa Franco” para a votação dos cinco temas para a próxima etapa da conferência continua no ar. O acesso para o credenciamento do munícipe não cadastrado, pode ser feito pelo computador ou celular pelo link participa.francodarocha.sp.gov.br.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Orlando Junior