Robótica Espacial: Projeto ensina conhecimentos práticos e teóricos de robótica para alunos franco-rochenses

Franco da Rocha está participando do “Robótica Espacial”, um projeto piloto que une educação e tecnologia por meio de conhecimentos práticos e teóricos na área da robótica. Essa é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que contam também com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

Entendendo a importância da introdução e desenvolvimento de trabalhos digitais nos dias de hoje, após a seleção da nossa cidade a Secretaria Municipal da Educação e Cultura estendeu o convite para as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), das quais três manifestaram interesse e agora fazem parte deste projeto, sendo elas: Alceu Anzelotti, Arnaldo Guassieri e Donald Savazoni.

O curso é totalmente online e de autoaprendizagem por meio de um jogo virtual, que fornece aos alunos simulações realistas de como criar e montar um robô com conhecimentos teóricos e práticos de robótica. Inicialmente, foram disponibilizadas 100 vagas e uma delas foi do aluno da Emeb Donald Savazoni, Gustavo Rodrigues Picon, de 9 anos, que já concluiu seu projeto.

“Minha experiência no curso Robótica Espacial foi muito incrível, pude aprender e me divertir. Agradeço a oportunidade de participar desse curso, agradeço minha professora Maria Cristina pela indicação e ao Professor do curso, Cleber, e todos os envolvidos!”, disse Gustavo.

O professor da Emeb Donald Savazoni, Cleber Cartuchi, citado por Gustavo, é um dos quatro educadores responsáveis pela execução do projeto em nossa rede de ensino ao lado dos professores: Irondis Mendes de Seles (Alceu Anzelotti), Brenda Gomes e Vanessa Miranda (Arnaldo Guassieri).

“O Robótica Espacial está sendo uma experiência muito significativa para os alunos e alunas da Emeb Donald Savazoni, pois essa é uma oportunidade de realizar um curso que será, possivelmente, expandido a nível nacional, sendo assim, é uma forma dessas crianças poderem se aperfeiçoar e multiplicar esse conhecimento, além de aprender realizando a construção de um robô, que será conduzido por elas” explica o professor Cleber.

O curso segue acontecendo na rede de ensino municipal e, nos próximos meses, mais projetos tomarão forma e serão apresentados levando o nome de Franco da Rocha.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Divulgação