Franco da Rocha é finalista em concurso estadual de saúde com programa voltado à redução de mortalidade infantil e materna

O município de Franco da Rocha é finalista no concurso de boas práticas do Programa de Parcerias Municipais do Governo do Estado de São Paulo. No total, 472 prefeituras enviaram mais de 10 mil ações para avaliação e Franco foi reconhecida na área da saúde com o desafio de reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna por meio da implantação do Caderno de Atenção à Saúde Reprodutiva, Pré-Natal, Parto e Puerpério.

Elaborado em 2017 pela Câmara Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto de Saúde, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, o caderno é voltado aos trabalhadores da rede de atenção à saúde do município com objetivo de estabelecer protocolos e diretrizes assistenciais de organização dos serviços, além de criar mecanismos de articulação entre as atividades das equipes de saúde para garantir o cuidado à gestante e ao bebê.

Atenção integral à gestante

No rol dos serviços da rede de atendimento à mulher, a Prefeitura criou o programa Mãe Franco-rochense, que oferece assistência integral e humanizada para gestantes e seus bebês, desde o pré-natal, passando pelo parto, período pós-parto e desenvolvimento do bebê.

O público-alvo do projeto são mães e crianças com até um ano de idade e a meta é incentivar a adesão ao pré-natal e o comparecimento às consultas e exames. Às mamães, é oferecido kit enxoval, caderneta da gestante, bilhete municipal, assistência no parto e atendimento à criança até o primeiro ano de vida.

Durante o acompanhamento feito pelo programa, as gestantes têm acesso a, no mínimo, sete consultas realização de todos os exames necessários para que tenham uma gestação tranquila e saudável, visita prévia à maternidade em que será realizado o parto, garantia de referência para um hospital próximo a sua casa, consultas e exames necessários para o bebê ter uma infância saudável e kit enxoval básico para o bebê cuja mãe tenha feito o pré-natal na rede municipal de saúde.

Todas essas ações têm desempenhado papel importante na busca pela redução da mortalidade infantil no município, que no ano passado foi de 5,72 óbitos de crianças menores de um ano para cada mil nascidos vivos.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Dr. Paulo Antonio Friggi, essa melhora nos índices está diretamente relacionada à ampliação dos serviços da atenção básica em Franco da Rocha. “A abertura de novas UBS e ampliação da cobertura populacional pela estratégia da saúde da família têm auxiliado na melhora dos índices”, afirma.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Dalmir Junior