Combate à dengue: população não deve descuidar das medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio do Núcleo de Zoonoses e Vetores, orienta a população a não descuidar das medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor do Zika vírus, Chicungunya e dengue. Mesmo em meio à Covid-19, os franco-rochense devem se atentar para a eliminação dos criadouros do mosquito para evitar a presença de mais um agravante neste momento de pandemia.

A melhor forma de prevenção é acabar com o mosquito, evitando deixar água armazenada, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, calhas, caixas d’água e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa. A verificação desses locais deve ser feita toda semana, visto que o ciclo de vida do mosquito, do ovo até se tornar adulto, pode se completar neste período.

Desta forma, para mobilizar e orientar a população, a Prefeitura realiza de maneira permanente ações educativas e de prevenção à dengue. Agentes de combate à endemias (AGE) e agentes comunitários de saúde (ACS) percorrem bairros da cidade visitando residências, comércios, canteiros de obras, escolas, dentre outros estabelecimentos públicos e privados para eliminar os focos de proliferação do mosquito e bloquear possíveis criadouros.

Confira algumas dicas para combater os criadouros Aedes aegypti:

Garrafas PET e de vidro: Devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou virados para baixo;

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso;

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo;

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados;

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda;

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior