Esporotricose: conheça a doença que pode afetar animais e humanos

A esporotricose é um tipo de micose que ocorre em gatos podendo ser transmitida para os humanos. Ocorre quando o gato ou o ser humano entram em contato com o fungo Sporothrix schenckii, que pode ser encontrado naturalmente no solo e em plantas, material orgânico em decomposição, como cascas de árvores, palha, espinhos e solo.

Após se contaminar, o animal transmite tanto a outros gatos quanto aos humanos, através de arranhões, mordidas ou com uma parte da pele com alguma lesão preexistente, levando a formação de pequenas feridas ou caroços avermelhados semelhantes à picada de mosquito, por exemplo.

Tratamento

A doença pode se tornar grave dependendo do tempo entre a manifestação e o início do tratamento. O serviço de saúde indica que, assim que houver sinal da doença no gato, é necessário procurar o veterinário e uma Unidade de Saúde municipal quando aparecer lesões em humanos para que seja feito o diagnóstico e início do tratamento. É importante que o tratamento seja iniciado rapidamente para evitar complicações tanto respiratórias quanto articulares.

Prevenção

A principal medida de prevenção e controle a ser tomada é evitar a exposição direta ao fungo. É importante usar luvas e roupas de mangas longas em atividades que envolvam o manuseio de material proveniente do solo e plantas, bem como o uso de calçados em trabalhos rurais. Uma boa higienização do ambiente pode ajudar a reduzir a quantidade de fungos dispersos e, assim, novas contaminações.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior