Atividade do PPA Curumim incentiva alunos da Emeb Graciliano Ramos a planejar o futuro da escola e do bairro

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, deu início às atividades do Plano Plurianual Participativo (PPA) Curumim com os alunos da rede municipal de ensino. O evento chega à segunda edição e dá voz aos pequenos franco-rochenses para ouvir suas sugestões de melhorias e estabelecer metas, a curto e médio prazo, para a construção de uma cidade melhor.

Veja fotos da ação.

Nesta quinta-feira (5), os estudantes do 1º e 2º ano da Emeb Graciliano Ramos, localizada no Jardim Bandeirantes, caminharam pelo bairro acompanhados pelas professoras para discutirem e conhecerem as principais necessidades dos moradores e também da escola onde estudam. O objetivo do passeio é fazer um levantamento das demandas locais, ouvir os vizinhos e levar as solicitações ao poder público.

Entre os principais pedidos dos pequenos estiveram a coleta seletiva, calçadas com acessibilidade e rampa para melhorar a mobilidade de pessoas com necessidades especiais, construção de uma praça com árvores, academia ao ar livre e brinquedos para as famílias do bairro, um campo de futebol, piscina pública e uma casa na árvore. Durante a expedição, as professoras apresentaram as características mais relevantes da rua, como as placas e sinalizações de trânsito, calçadas adequadas e possíveis espaços para construção de áreas de lazer.

No retorno à escola, todos puderam votar carimbando o dedinho no cartaz correspondente às principais propostas elencadas pelo grupo.

Desde a primeira edição do PPA realizada na Graciliano Ramos, em 2017, muita coisa mudou. Na época, as crianças solicitaram uma reforma geral no prédio, com ampliação de salas, parquinho, cobertura para a quadra e mais espaço para brincar. Para o bairro, os pais, professores e funcionários pediram pontos de ônibus cobertos e a pavimentação de importantes ruas do Jardim Bandeirantes, como a Job Correia e Ângelo Misson.

Todos as solicitações foram atendidas, dando espaço para a construção de novos sonhos.

O aluno Miguel da Silva Benedito acredita que a escola precisa de mais opções de lazer e votou pela instalação de um tanque de areia na unidade. “Acho que o tanque de areia seria bom para todas as crianças brincarem juntas no recreio”, disse.

Segundo a diretora Edna Maria Alves, neste ano foi feito um resgate dos pedidos da primeira edição do PPA para que as crianças conhecessem a evolução do bairro e da escola.

“Eles estão exercitando o olhar de cidadão e aprendendo a exercer essa cidadania. Além disso, os alunos pararam para enxergar as necessidades de todos os moradores do bairro, desde os mais novos até os idosos. Inclusive, um aluno pediu que o córrego que fica no final da rua recebesse uma proteção para evitar acidentes e hoje essa proteção também já foi instalada”, detalha a diretora.

Texto e foto: Luana Nascimento