Prefeitura realiza cerimônia de encerramento do curso de formação para novos Guardas Civis Municipais

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realizou na última sexta-feira (6), a cerimônia de enceramento do curso de formação de novos Guardas Civis Municipais (GCMs) da turma de 2021.

Veja fotos do evento.

A solenidade aconteceu no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, e contou com a presença do Prefeito Dr. Nivaldo Santos; do secretário de Segurança Pública, Dorival José da Silva, o Jota; do comandante Elias Domingos de Oliveira e do primeiro comandante da GCM de Franco da Rocha, Carlos Roberto Pereira, além dos vereadores Rodrigo da Brasil; Cesinha; Dado; Sheila Renteiro e Kinho.

Iniciado em maio, o curso contou com a participação de 21 novos agentes. Os formandos passaram dentro da matriz curricular da corporação, pelo alinhamento das Técnicas de Guarda Civil, Direitos humanos, Procedimentos Operacionais, Tiro Defensivo e Defesa Pessoal.

Após a etapa de três meses de formação, no início do mês, os novos agentes realizaram estágio supervisionado em operação nas ruas da cidade junto ao efetivo para colocarem em prática todo o aprendizado.

Segundo o comandante Elias Domingos a formação desses novos GCMs vai ser de grande ganho para a população. “Para mim é um grande orgulho poder contar com mais essa ajuda no efetivo. Foi uma formação feita inteiramente em Franco da Rocha, uma conquista para nós e para o município. Essa nova turma vem para suprir e somar, para continuarmos atendendo a população sempre da melhor forma”, comentou o comandante.

Em seguida, o Secretário de Segurança Pública, ao comemorar a formação e conclusão de mais um curso finalizado, celebrou o sucesso da formação e a sensação de dever cumprido. “Eu sou originário das Forças Armadas há 32 anos, e neste curso, eu procurei passar o máximo que adquiri durante esses anos. Foi preciso prepará-los para enfrentar e solucionar todo o tipo de ocorrência do dia a dia. Estou muito orgulhoso dessa turma”, frisou Jota.

No decorrer do evento, os formandos aproveitaram para homenagear a Inspetora Naima Albuquerque, que há 20 anos presta sua contribuição e apoio aos novos agentes do efetivo. “Estou sendo novamente homenageada pela corporação, acredito que seja pelo carinho que coloco em meu trabalho, realizado sempre com amor. Me formei na primeira turma de mulheres da GCM, e por esse ofício ser predominantemente masculino, faz toda a diferença ter a presença feminina na corporação”, comentou a agente.

Em sua fala, Dr. Nivaldo celebrou a conquista dos alunos e ressaltou a importância da GCM para a cidade. “Não é fácil chegar até aqui, vocês são guerreiros. A GCM não é a guarda do prefeito, é uma instituição do governo e está aqui para prestar atendimento à população. Cada um de vocês está a serviço do bem-estar dos munícipes de Franco da Rocha. Sintam orgulho de vestir esta farda, vocês são referência para a nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Após encerramento da solenidade, os 21 novos GCMs comemoram a graduação junto aos instrutores e o Secretário de Segurança Pública com gritos de guerra da corporação.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: César Iury