Pessoas e negócios saudáveis: ação solidária distribui 80 quentinhas, todos os dias, para famílias franco-rochenses em situação de vulnerabilidade social

A solidariedade está mais presente do que nunca em Franco da Rocha com o Projeto “Pessoas e Negócios Saudáveis”, que por 90 dias ininterruptos distribuirá 80 quentinhas para famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade. Veja fotos da ação.

A ação é promovida pelo Instituto Neoenergia e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), que fecham parcerias com empreendedoras locais de diversas regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro para a produção e distribuição das quentinhas.

Em Franco da Rocha, a parceria foi acontece com a Associação Reduca, fundada em 2014, e desde o início da pandemia, por meio do projeto de assistência emergencial #ReducaPresente, doou alimentos, produtos de higiene, de limpeza, roupas, cobertores, máscaras, fraldas e leite para famílias carentes.

A Reduca ficou responsável pelo mapeamento das áreas de vulnerabilidade e distribuição das quentinhas, preparadas com muito carinho pelas empreendedoras na área de alimentação do Programa de Economia Solidária, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Franco da Rocha. As famílias atendidas também são assistidas pela Secretaria de Assistência Social e estão cadastradas no CadÚnico.

Laura Baie, representante do Instituto Neoenergia, visitou o Centro Solidário na última segunda-feira (9), para acompanhar a produção, participar das entregas e já aproveitou para falar sobre a importância do projeto para as famílias da cidade.

“Na área da segurança alimentar, a vulnerabilidade tornou-se ainda maior neste período de pandemia e nossa atitude, e de todos os nossos parceiros, em querer ajudar de forma conjunta foi um acerto importantíssimo. Isso só confirma que trabalhar e atuar em rede é o principal passo para conseguirmos a transformação na vida das pessoas”, disse Laura.

Todas as cozinheiras são alunas dos cursos de gastronomia do Centro Solidário, que também estão ou já estiveram em situação de vulnerabilidade social. Cada dia da semana conta com um cardápio diferente e na última segunda-feira as quentinhas continham: arroz, feijão, filé de pernil ao molho madeira e abóbora gratinada, isso tudo, sem contar a fruta de sobremesa.

As mãos de sete alunas franco-rochenses preparam os alimentos e ajudam a combater a fome de famílias em regiões de extrema vulnerabilidade no município, são elas: Aparecida Eloi da Silva; Natália Paula dos Santos; Jéssica Alves; Valdete Farias; Ana Carolina da Silva; Kátia Roberta de Souza e Maria de Deus Mendes. Essa última, conhecida como “Deusa”, contou sobre a emoção de ajudar quem mais precisa.

“É uma alegria muito grande estar nesse grupo que muda a vida das pessoas com um prato de comida. Eu coloco o amor em cada detalhe com o objetivo de entregar para as famílias a refeição que eu gostaria que estivesse em minha mesa. Essas pessoas, muitas vezes, só têm essa refeição durante o dia, por isso o amor é mais do que necessário para entregar o que eles merecem”, ressaltou Maria de Deus, a “Deusa”.

Após o término da confecção das quentinhas, a presidente da Reduca, Roze Ribeiro, coloca as 80 marmitas em seu carro e sai para fazer a distribuição, seguindo todos os protocolos de segurança. Na segunda, as quentinhas foram entregas nos bairros do Lago Azul e Vila Belmiro. “Pra nós é gratificante estar afetando positivamente na vida dessas pessoas que nós conhecemos e sabemos o quanto precisam de um prato de comida no dia a dia. Não estamos falando apenas de adultos, estamos falando, principalmente, de crianças. Pessoas que perderam a residência ou vivem em locais insalubres“, pontua a presidente da Reduca.

Em agosto, setembro e outubro as distribuições estarão a todo vapor, com um cardápio amplo e diversificado.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Cesar Iury