Professoras especializadas em educação inclusiva visitam Complexo Hospitalar do Juquery

Na última quarta-feira (12), o Complexo Hospitalar do Juquery recebeu um grupo de professoras da rede municipal de ensino especializadas em educação inclusiva. O encontro incluiu uma visita ao Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), passando por outros importantes espaços do complexo, para oferecer uma formação diferente para as professoras, mostrando o trabalho dos pacientes do hospital.

Veja fotos do encontro

O encontro foi planejado pelo professor Thiago Basilio e pela professora Elisangela Freitas, que pensaram em aproveitar o espaço, que foi palco de ideias inovadoras no ramo da psiquiatria com a introdução da arteterapia como forma de tratamento de saúde para os pacientes.

No encontro, foi feito um passeio guiado pelas dependências do museu e pelo Centro de Vivência em Múltiplas Linguagens Raimunda Assunção dos Santos, trazendo à tona as grandes histórias do Complexo Hospitalar. As professoras puderam apreciar e se emocionar ouvindo os contos, principalmente com as obras do museu, com as quais elas relataram ter várias sensações.

No final do passeio, foi feito um piquenique com o contador de histórias Ednaldo Carmo, onde o grupo ouviu o conto “A Noiva do Juquery”. Ednaldo também comentou sobre a importância de contar histórias, principalmente para as crianças. “A oralidade é fantástica para as crianças com algum tipo de deficiência, pois ela é expressada de várias formas. Se uma criança for surda, por exemplo, ela consegue perceber os movimentos”, comentou.

O professor Thiago Basilio diz que a iniciativa de oferecer formações não irá parar nos professores, e que a ideia é levar até as crianças. “Queremos trazer as crianças no mesmo local onde um dia a arte foi um dos berços para os estudos da psicanálise”, ressaltou Thiago.

Texto e foto: Khananda Beatriz