Prefeitura realiza aulas de pilates voltadas a usuários do CAPS Luiz Marcelo Mazarini que moram nas Residências Terapêuticas do município

Trabalhar a inclusão social no período de retomada das atividades pós-quarentena, além de oferecer cuidados com a saúde e com o corpo de forma integral, esses são os objetivos das aulas de pilates oferecidas pela Secretarias de Esporte e Lazer e da Saúde, voltadas aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial Luiz Marcelo Mazarini Novaes (CAPS) que moram nas Residências Terapêuticas (RT).

Veja fotos das aulas

Na quarta-feira (11), a Secretária de Esporte e Lazer, Silmara Ciampone acompanhou uma das aulas ao lado da Secretária de Saúde, Thais Rivera e das professoras Julia Seiguimati Martins e Viviane Soares.

A representante da pasta da Saúde se apresentou aos alunos e falou sobre a importância da retomada das atividades esportivas integradas com a saúde para prevenir doenças.

“Agora que temos boa parte da população vacinada, podemos retomar nossa rotina, aos poucos, seguindo todos os protocolos de higiene e saúde. Temos planos de ampliar ações intersetoriais com esta, melhorando, inclusive, a saúde mental, prevenindo doenças e proporcionando mais qualidade de vida à população”, enfatizou a secretária.

O pilates é uma atividade física cujo foco é o controle muscular e o tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral. A prática fortalece e alonga os músculos, além de aumentar a mobilidade das articulações, trabalhando força, tonificação e alongamento do corpo.

Os exercícios para os usuários dos CAPS Luiz Marcelo Mazarini Novaes que moram nas Residências Terapêuticas do município acontecem em turmas mistas e têm duração de 45 minutos. A participação acontece por meio de encaminhamento médico feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Como nesse período de pandemia os moradores da Residências Terapêuticas conviveram apenas com o mesmo grupo, por isso, nosso foco agora é incluí-los nas aulas que já aconteciam para que eles socializem com os outros alunos”, explicou.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior