Secretaria da Saúde promove palestra de capacitação para profissionais da Atenção Básica

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu na última terça-feira (17), um curso de capacitação sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes para novos servidores da Atenção Básica do Município.

O curso, que aconteceu na Praça da Saúde, contou com a participação de 25 profissionais da área, entre médicos, enfermeiras e auxiliares. A formação teve como finalidade apresentar aos novos funcionários do serviço público, o protocolo de atendimento atual estabelecido para ser utilizado dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Dividido em duas turmas, os funcionários assistiram à palestra da socióloga Mestre em Antropologia Social e Doutora em Saúde Pública, Regina Figueiredo. Durante o curso, a socióloga abordou temas sobre o público adolescente, como atendimento especializado e individual aos pacientes entre 12 e 18 anos, saúde sexual, métodos contraceptivos, direitos dos adolescentes e prevenções.

A socióloga acredita que após o curso, os profissionais da saúde do município atenderão esse público de forma diferenciada, auxiliando em pequenas dúvidas, instruindo sobre os métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atualizando e indicando vacinas contra doenças sexualmente transmissíveis.

Ainda segundo Regina Figueiredo, a aplicação desses cursos para os servidores da Atenção Básica torna-se mais necessária a cada ano. “É importante essa manutenção por meio de cursos instrutivos para os profissionais de saúde. Estar sempre atualizados com as novas normas, protocolos de atendimento direcionados ao público jovem, incluindo questões de gênero”, defendeu a socióloga.

De acordo com a Diretora de Atenção Básica, Fabiana Ribeiro, a proposta é aplicar o curso de capacitação sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes anualmente a todos os funcionários da rede, já que novas admissões são feitas com frequência, e é importante estar sempre inteirado para atender esse público. “Atualmente, o que mais causa a morte de meninas adolescentes é o parto e o pós-parto, e educar os nossos profissionais com os novos protocolos de prevenção, para que tenham um olhar atento para essas jovens, é essencial para a Atenção Básica evitar óbitos precoces”, afirmou Fabiana.

Nesse sentido, o trabalho da Atenção Básica, é prestar acolhimento aos jovens e adolescentes do município, para expandir os atendimentos além dos realizados dentro das UBSs, e auxiliar, assim nas questões de saúde pública da cidade.

Texto: Bianca Monteiro – Foto: Orlando Junior