PPA Curumim: Alunos da Emeb Alceu Anzelotti se mobilizam em plenária para discutir melhorias para a unidade escolar

Alunos do 1º e 2º ano da Emeb Dr. Alceu Anzelotti, na Vila Bela, se reuniram na última sexta-feira (27), em uma plenária do Plano Plurianual Participativo, o PPA Curumim. No encontro, os pequenos receberam o prefeito Dr. Nivaldo Santos, a secretária adjunta da Educação e Cultura Iraci Silva e a apoiadora institucional Rosana Nunes para discutir o desenvolvimento da unidade escolar, propondo melhorias para o bairro e para a cidade como um todo.

Confira as imagens do encontro.

Na abertura do evento, a vice-diretora Agnes Miranda, falou sobre a importância das crianças participarem de uma atividade que incentiva a cidadania desde a infância e da e citou a presença da Emeb na primeira edição do PPA, realizada em 2017.

Agnes explicou que para introdução do assunto com os alunos mais novos, do 1º ano, foi feito um passeio pela escola e no caminho elas conheciam as dependências e contavam o que poderia ser melhorado. Ao final, o grupo construiu uma ”árvore dos sonhos” com os pedidos feitos pelos pequenos.

Entre os principais assuntos abordados estiveram coleta seletiva na escola, sala de TV e informática, horta, melhoria da sinalização de trânsito e recapeamento nas ruas próximas, biblioteca e mais brinquedos no parquinho. Em resposta, o prefeito agradeceu a participação das crianças e falou sobre os planos de reforma da escola, para atender aos pedidos e novas necessidades dos estudantes.

Ainda durante a plenária, foi exibido um vídeo gravado com alunos do 5º ano que estiveram no PPA de 2017. Entre eles estava o aluno Miguel, escolhido como representante dos estudantes. Na época, os pequenos pediram um parquinho novo para a unidade escolar, e Miguel visitou o gabinete do ex-prefeito Kiko Celeguim para agradecer.

O estudante relatou como foi o passeio e suas expectativas para o PPA Curumim: “Nosso sonho foi realizado e eu fui conhecer a Prefeitura. Vi quadros com todos os prefeitos que a cidade já teve, tirei fotos e entreguei para o Kiko o cartão-postal feito pelos alunos. Estou contente com a visita do prefeito Dr. Nivaldo e espero que nossos novos sonhos sejam realizados”, disse Miguel.

Preservação do meio ambiente

Preocupados com a preservação das riquezas naturais da região de Franco da Rocha, os estudantes da Alceu Anzelotti questionaram o prefeito sobre o incêndio que atingiu o Parque Estadual Juquery, no último dia 22.

Dr. Nivaldo explicou que a Prefeitura já está montando, junto ao Governo do Estado, um plano de recuperação e preservação da área e que, em breve, o parque estará aberto para visitação. “Foi um episódio muito triste e que nos deixa uma lição importante. Não devemos soltar balões, eles são perigosos, colocam a natureza e os animais em perigo”, alertou o prefeito.

Texto: Luana Nascimento – Foto: César Iury