Alunos da Emeb Alekssandra Aparecida Siqueira participam do PPA Curumim

Nesta segunda-feira (13), a Emeb Alekssandra Aparecida Siqueira, localizada no Jardim Colinas, participou de uma plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) Curumim, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura. Veja fotos do evento

A abertura do evento foi feita pela diretora Samara Nunes, que falou sobre o início dos trabalhos do PPA junto aos alunos, onde eles conheceram as dependências da unidade escolar e contaram como seria a escola de seus sonhos, além de saírem pelo bairro para apontar melhorias que facilitem a vida de todos os moradores.

“O PPA é uma atividade que proporciona o exercício da cidadania para os alunos desde pequenos e essa imersão no bairro, na cidade, nos serviços públicos trouxe a sensação de pertencimento a eles, visto que fizemos questão de mostrar a eles como a Prefeitura e seus servidores podem atendê-los, mostrando para qual setor os pedidos deles seriam direcionados”, detalhou a diretora.

Em seguida, foi apresentado um vídeo dos alunos do 3º ano com os principais apontamentos feitos pelas crianças. Entre as solicitações estiveram a limpeza das ruas com instalação de mais lixeiras, pavimentação de vias, saneamento básico, construção de um parquinho para as crianças do bairro e uma quadra para a escola.

Para auxiliar no levantamento das sugestões dos estudantes, o PPA contou com a participação da vice-prefeita Lorena Oliveira, da secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim, da secretária adjunta Iraci Silva, da diretora Samara Nunes, da coordenadora Telma Brandão, do vereador Dado e da gestora de setor Juliana Luz.

Em sua fala, Lorena explicou sobre a necessidade de colaboração dos moradores com o descarte irregular de lixo, falou ainda dos planos da Prefeitura para a pavimentação de ruas no Jardim Colinas e que já existe estudo para construção de um parque no bairro. “Sobre o tratamento de esgoto, nós estamos construindo, em parceria com o Governo do Estado, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no centro da cidade, que vai ajudar a resolver boa parte do problema com esgoto de Franco e deixar os rios mais limpos”, disse a vice-prefeita.

Para finalizar, os alunos apresentaram um poema que falava sobre a importância de manter os cuidados com higiene na escola e nos locais públicos, e entregaram um presente para os convidados com álcool gel e máscara de proteção. “Quando as crianças retornaram para a escola, nós percebemos que eles já tinham os cuidados com a Covid e eles fazem esse trabalho de multiplicadores, levando para as famílias a importância de lavar as mãos, usar o álcool em gel e se proteger”, detalhou Samara.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior