Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado participa do 9º Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas de 2021

A Biblioteca Pública Municipal Caio Graco da Silva Prado, localizada na avenida dos Coqueiros, está participando do 9º Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas de 2021, promovido pelo Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas. Com a proposta, “Livro Bordado – memória, identidade e pertencimento”, o projeto foi pré-selecionado para a terceira fase da disputa.

Ao todo, foram aceitas 237 propostas para a participação do concurso, sendo 125 projetos já pré-selecionados. Dividido em três etapas, a proposta da Biblioteca Municipal, que visa estabelecer parceria com um arte-educador e levar aos bairros da cidade de Franco da Rocha, passa pela fase de seleção avaliativa dos membros do Conselho intergovernamental, e aguarda o resultado final no mês de outubro.

O concurso irá premiar 15 projetos vencedores com o valor de até 10 mil dólares para a execução das propostas apresentadas.

Segundo o bibliotecário, Carlos Henrique Barreto, o projeto é uma extensão das atividades da biblioteca fora do espaço físico dela, levando atividades culturais até os bairros, descentralizando os serviços de cultura. “O livro Bordado – memória, identidade e pertencimento surgiu a partir de uma aproximação com o trabalho da oficineira Lilian Soarez, que sensibilizou muito a todos da secretaria com seus bordados. O trabalho dela já era conhecido enquanto oficineira, e quando me foi apresentado sabia que deveríamos estabelecer uma aproximação dessa arte com a biblioteca”, explica.

“Concursos como esses, promovido pelo Iberbibliotecas, têm um fator fundamental para as bibliotecas do país. Vejo a extrema importância de favorecer nossas bibliotecas, uma vez que há uma dificuldade em nosso país para promover e dispor recursos para essas instituições. O papel do iberbibliotecas vai além de ser um financiador, age como um incentivador e estimulador de novas ideias, ações e projetos entre as instituições”, destacou Carlos.

Questionado sobre a relevância do concurso em andamento para a Biblioteca Caio Graco da Silva Prado, o bibliotecário enxerga a participação do município como exemplo a ser praticado. “Para a nossa biblioteca, a presença nesta competição é um horizonte a ser seguido, marca uma nova gestão e um olhar inovador para a biblioteca. Uma vitrine para a produção intelectual e artística da cidade, onde a população de Franco da Rocha deve se apropriar do serviço disponível e mudar a concepção sobre uma biblioteca”, completou.

Concurso Iberbibliotecas

É uma organização, que tem dentre as suas ações principais programas de intercâmbios, palestras, cursos e concursos a fim de favorecer e promover as bibliotecas públicas e comunitárias, além de proporcionar acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todas as pessoas. Por meio da rede Ibero-americana de cooperação entre bibliotecas públicas, permite gerar e aumentar os recursos para o benefício comum de todos os países e cidades vinculadas. Participam do programa Iberbibliotecas países como Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, entre outros da América Latina.

Texto: Bianca Monteiro – Arte: Adaptação de Dalmir Junior