Primeiro dia do Festival Soy Loco Por Ti Juquery tem visita guiada do Museu de Arte Osório Cesar ao Complexo Hospitalar

No primeiro dia do festival Soy Loco Por Ti Juquery, a equipe do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) preparou uma visita guiada pelo Complexo Hospitalar do Juquery para apresentar as obras dos antigos pacientes. Neste ano, o intuito é guiar os visitantes e compartilhar as criações artísticas dos pacientes do Complexo Hospitalar.

Aprovada via ProAC, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o festival chega a sua 4ª edição, com idealização e produção da Trapézio Produções Culturais, apoio do Complexo Hospitalar do Juquery, com correalização da Prefeitura de Franco da Rocha e do MAOC.

Veja fotos do evento.

Conduzidos pelos museólogos e educadores do MAOC e pelo diretor do Núcleo de Acervo, Memória e Cultura do Complexo Hospitalar do Juquery, Gustavo Couto, o grupo passou por pontos importantes do complexo, que no passado foram retratados pelos artistas do museu, e onde estavam dispostas réplicas dessas obras. Entre os locais visitados estavam a rotunda, os corredores dos antigos pavilhões e o campo de futebol. A ideia de transpor o espaço físico do MAOC, é proporcionar sensações semelhantes às que os pacientes sentiam no local, modificando a visão de uma visita habitual ao museu. O plano é que a visita guiada pelo complexo se torne permanente.

O visitante Alexandre Simoneli, professor de arte em São Paulo, nunca tinha vindo à cidade, mas sempre ouviu falar sobre o MAOC e a história do Juquery. Ele comentou sobre o que sentiu ao participar da visita: “Eu acho interessante essa ligação da psiquiatria com a arte, sempre foi algo que me atraiu e me cativou. Estar aqui hoje é algo importantíssimo para mim, tenho pessoas com esquizofrenia na família e essa experiência faz com que eu sinta a necessidade que um paciente tinha de demonstrar os seus sentimentos. A arte como terapia é algo que está presente na minha vida”, ressaltou o professor.

Um dos temas que a equipe do museu abordou foi sobre o desejo de que o complexo se torne um espaço voltado para a educação, ocupando os antigos prédios para ressignificar o Complexo Hospitalar do Juquery respeitando sua história.

A museóloga Michelle Guimarães falou sobre a importância da 4ª edição do Festival Soy Loco Por Ti Juquery, visto que o museu, reinaugurado em dezembro do ano passado, pode fazer parte da programação do evento e já está recebendo atividades presenciais, mudando totalmente a energia do festival.

“É um ano de muita esperança para nós. Estar nesse local é muito importante e, principalmente, fazer essa visita guiada, na qual podemos mostrar a todos o verdadeiro valor do Juquery que daqui para frente estará voltado para ações culturais”, disse a museóloga.

Texto e foto: Khananda Beatriz


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).