GCM e Defesa Civil participam de operação de limpeza na represa Paiva Castro

Nesta quinta-feira (23), as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil participaram de uma operação de limpeza nas margens da Represa Paiva Castro. A atividade também contou com guardas-civis alunos em fase final de formação para ingresso na corporação e outros voluntários.

Confira imagens da operação

A ação aconteceu três meses após a Operação Atos de Cidadania que também realizou uma grande limpeza na Estrada da Caceia, área da represa, contabilizando a retirada de aproximadamente uma tonelada e meia de lixo. Mesmo com a pandemia, aglomerações seguem frequentes na região o que impacta diretamente no descarte incorreto de resíduos.

A limpeza da represa teve como objetivo a preservação do meio ambiente e cuidado com um dos maiores símbolos da região. A ação ainda realizou um trabalho de conscientização da população que frequenta a área.

Com mais de dez anos na Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha, o GCM Dias explicou que a essência da guarda vai muito além do que segurança pública. “A preservação do meio ambiente e os cuidados com o patrimônio público são fundamentais para nós da guarda. Temos o prazer de realizar essas ações. Essa imagem deve ser passada, principalmente para a população que frequenta diariamente esse local”, disse Dias.

Também participaram da operação o Comandante da guarda, Elias Domingos, e o secretário de Segurança Pública, Dorival José da Silva, o Jota.

Vale ressaltar que o descarte ilegal de lixo é considerado crime ambiental com pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior