Grêmio estudantil da Emeb Maria Aguilar comanda a última plenária do PPA Curumim

“Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!”

Foi com a leitura do poema “O direito das crianças”, de Ruth Rocha, a aluna Eloah Nunes, do 5º ano da Emeb Maria Aguilar Hernandez, abriu a última plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) Curumim, na manhã da última sexta-feira (24).

Membro do grêmio estudantil da escola, a aluna comandou a rodada de perguntas na quadra poliesportiva, ao lado de outros 17 integrantes da agremiação. Confira imagens do evento

O prefeito Dr. Nivaldo Santos esteve na atividade para ouvir as demandas dos alunos, acompanhado da vice Lorena Oliveira, da secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim, da secretária adjunta Iraci Silva, dos vereadores Kinho e Sheila Renteiro, da diretora Josi Nunes, além de professores e outros funcionários da escola.

O PPA é trabalhado na Emeb desde a sua primeira edição, em 2018, onde toda a comunidade escolar se mobilizou para participar da construção de um plano para o futuro da escola, do bairro e da cidade, partindo de reflexões e discussões coletivas com a participação de alunos, funcionários, pais e responsáveis.

De lá pra cá, houve muitas conquistas, como a cobertura da quadra poliesportiva da escola, a construção da UBS Marcelo Goes de Souza, o recapeamento de ruas do bairro, construção da Praça Carlos Magno, criação de projetos de incentivo para os professores, entre outras melhorias que foram elencadas pela equipe da escola em uma cartilha, contendo também o que ainda falta ser conquistado e os planos para o futuro, segmentados por áreas, como educação, infraestrutura, esporte e lazer, segurança e saúde.

Entre as principais solicitações estavam a reforma na estrutura da quadra, coleta seletiva, mais segurança para o bairro, arborização, o retorno da horta coletiva, mais espaço e brinquedos para o parquinho e reforma da rampa de acesso à quadra.

Em sua fala, a secretária Renata Celeguim celebrou a realização do grêmio estudantil na unidade e a participação das famílias na elaboração das prioridades. “É muito positivo que vocês tenham levado o PPA para dentro de casa e que todos tenham pensado em melhores condições para a cidade. O PPA é isso, a criação de um plano e de estratégias para chegar a essas conquistas que vocês desejam alcançar”, enfatizou.

A vice-prefeita Lorena Oliveira explicou como funciona a elaboração dos projetos de melhoria e o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo. “Nós estamos atentos aos pedidos de vocês e com a ajuda da nossa equipe, dos vereadores, vamos buscar atendê-los. Muita coisa melhorou aqui no bairro e tudo isso graças a ajuda de vocês”, disse.

Segundo a diretora da unidade, Josi Nunes, a edição do PPA Curumim obteve ampla participação dos alunos. “Tudo foi construído de maneira democrática e com esforço e mobilização coletiva, mesmo nessa retomada em meio à pandemia. Os integrantes do grêmio visitaram as salas e incentivaram a colaboração de todos os estudantes, que fizeram desenhos, responderam ao questionário e nós expusemos esse material nos cavaletes para todos terem acesso”, explicou a diretora.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior