Prefeitura inicia aulas preparatórias para o Enem 2021

Neste mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, abriu as inscrições para os “Estudos Orientados – Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio” (Enem). As aulas, que tiveram início na última terça-feira (22), têm como objetivo criar condições para que todos os jovens que desejam prestar o vestibular tenham acesso às mesmas oportunidades de estudo.

Realizadas no prédio da Secretaria da Educação, as aulas tiveram em torno de 100 inscritos e, entre eles, a maioria ainda está no ensino médio. O prefeito Dr. Nivaldo Santos e a vice Lorena Oliveira acompanharam a primeira aula e deram as boas-vindas aos estudantes.

“Desejo que esse seja apenas o primeiro passo de uma nova fase que está por vir na vida de cada um de vocês. Sabemos das dificuldades enfrentadas desde o início da pandemia da Covid-19, com as aulas remotas e, neste momento crucial, daremos todo apoio que pudermos oferecer a vocês. Estaremos na torcida para que vocês alcancem todos os seus sonhos”, disse o prefeito.

Lembrando o centenário do educador, filósofo e patrono da educação brasileira Paulo Freire, Lorena Oliveira celebrou a participação dos alunos no curso preparatório. Professora de formação, a vice desejou que os estudantes aproveitem ao máximo a experiência. “Que seus caminhos sejam repletos de aprendizado e boas oportunidades”, desejou.

No último sábado (25), estiveram presentes nas aulas os professores Henrique Pinho, Luíz Fernando, Maísa Toasca e Marcelo Silva, que ministram as aulas segmentadas por módulos, como linguagens, ciências humanas e ciências da natureza.

Ana Clara, 17, e está no último ano do ensino médio, ela pretende cursar audiovisual na USP e diz que está esperançosa com os estudos orientados oferecidos pela Prefeitura. “Eu vejo que posso aprender de forma diferente da escola, pois lá o ensino tem sido mais básico. Aqui eles pegam uma disciplina de português, por exemplo, e focam em um assunto de forma mais aprofundada. Eu acredito que posso passar no meu curso me preparando por aqui”, comenta a estudante.

Os estudos em meio à pandemia da covid-19

São muitos os desafios que professores e alunos vêm enfrentando desde o início da pandemia. As aulas remotas trouxeram uma nova forma de estudar e lecionar e, agora, com a retomada das aulas presenciais, as aulas preparatórias somam-se aos esforços realizados durante todo esse período de pandemia, para ajudar no nivelamento dos alunos, principalmente os que estudam em escola pública.

Luiz Fernando Sena é professor de matemática e falou sobre a importância dessa oportunidade. “Ter professores de qualidade nesses últimos meses antes do Enem é uma ferramenta incrível e de acesso social. Agora, mais do que nunca, precisamos disso e o projeto tem esse papel de reforçar o ensino desses alunos”, destaca o professor.

O preparatório terá duração de dois meses, com aulas de terça, quarta, quinta, sexta e sábado. Quem perdeu as inscrições ainda pode participar preenchendo o formulário de fila de espera disponível neste link.

Texto e foto: Khananda Beatriz